18 de Maio de 2024 | 9h00 – 12h00 e 13h30 – 16h30

6 horas

Online - Zoom

45€

Formação Acreditada pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria

Planear e avaliar em EPE – desconstruindo a brochura do Ministério da Educação

Um enquadramento teórico, tendo como referência as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), é o caminho para refletir sobre as diversas vertentes das características do planeamento e da avaliação na EPE e das suas implicações nas práticas educativas.

Ao longo dos últimos anos o trabalho de planificação e avaliação desenvolvido na EPE tem sido entendido de forma diversa pelos seus profissionais e, de alguma forma, tem ficado subjugado às práticas existentes noutros ciclos de ensino.

Com a publicação das OCEPE, e sobretudo dos manuais de apoio “Planear e Avaliar em EPE” torna-se fundamental desenvolver espaços de análise e reflexão com o fim de envolver os profissionais na definição de modelos alternativos e de dinâmicas que se adequem às necessidades da escola atual.

Falar e debater sobre a diversificação de instrumentos de avaliação, a possibilidade de avaliar os progressos por observação, a possibilidade de se avaliar sem recurso à retenção, são alguns dos objetivos deste espaço de formação apoiada.

Partindo de uma análise sintética e sistemática sobre a avaliação como base do desenvolvimento curricular e da ação educativa, far-se-á a reflexão sobre processos e práticas de planeamento e avaliação das práticas educativas.

  • Identificar características dos modelos de Desenvolvimento Curricular, Currículo e Avaliação à luz das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar;
  • Identificar diferentes práticas, modelos ou abordagens de Avaliação em Educação;
  • Compreender a função da Avaliação em contexto educativo;
  • Identificar diversos Modelos Pedagógicos e Curriculares e os seus processos, procedimentos, técnicas e instrumentos próprios;
  • Selecionar recursos, fontes e modelos de observação;
  • Conceber propostas de recursos e materiais.

Henrique Santos

MÓDULO 1:  Avaliação, desenvolvimento do currículo, da ação educativa e das aprendizagens

  • A avaliação da aprendizagem no contexto da educação pré-escolar

 

MÓDULO 2: Fundamentos e princípios das OCEPE e implicações para o planeamento e avaliação

  • Imagem da criança e Conceção de aprendizagem
  • Papel do/a educador e da criança

 

MÓDULO 3: Planear e avaliar

  • Construção do Projeto Curricular de Grupo: da organização à avaliação
  • O ambiente educativo
  • Observar, registar e documentar para planear e avaliar

 

MÓDULO 4:  O processo participativo de planeamento e avaliação

  • A participação dos diferentes intervenientes no planeamento e avaliação
  • Obstáculos à participação

 

MÓDULO 5: Comunicar a avaliação

  • Porquê Comunicar a Avaliação?
  • Comunicar com os pais/famílias, entre docentes e com os órgãos de gestão

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