3 de Junho de 2023 | 9h30 – 12h30 e 14h00 – 17h00

6 horas

Online - Zoom

40€

Formação Acreditada pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria

Avaliação das aprendizagens na EPE – diálogos, práticas e reflexões

Em 2021, e na sequência de várias publicações sobre avaliação na educação pré-escolar, o Ministério da Educação fez publicar uma brochura intitulada “Planear e Avaliar na Educação Pré-escolar”, coordenada por Maria João Cardona e que tem entre os seus autores a  principal mentora das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, Isabel Lopes da Silva.

A referida brochura pretende apoiar o trabalho de avaliação das aprendizagens desenvolvido nos jardins de infância pelos educadores de infância.  Os autores baseiam-se em literatura atual sobre avaliação, tendo  as OCEPE  e os pressupostos teóricos que lhes servem de referencial, como farol orientador nas reflexões e propostas que apresentam.

É nossa convicção que, para que o documento possa tornar-se efetivamente um apoio à planificação e avaliação realizadas para os educadores de infância, é necessário que o processo de apropriação dos conceitos e ideias, decorrente da leitura realizada, aconteça através de experiências reflexivas, situadas em contextos de prática pedagógica.

Sabemos que nem sempre os processos reflexivos surgem de forma espontânea através de exercícios individuais, nomeadamente no que toca ao estabelecer de relações entre as leituras e as práticas em contexto.  Ao contrário, as oportunidades de pensar sobre os textos com outros profissionais permitem estabelecer pontes com diferentes práticas, apoiando os processos de apropriação de novos conceitos.

Esta formação pretende ser uma oportunidade para pensar em grupo o texto da brochura acima referida, refletindo sobre a avaliação das aprendizagens desde o seu processo de planificação ao processo de comunicação com as famílias e outros intervenientes educativos.

  • Compreender a avaliação das aprendizagens na EPE à luz dos pressupostos expressos na brochura “Planear e Avaliar na Educação Pré-escolar” e nas OCEPE.
  • Fundamentar as suas práticas avaliativas à luz de pressupostos atuais com impacto no seu desenvolvimento profissional, na sua função avaliativa.
  • Identificar as conceções e paradigmas da avaliação das aprendizagens (quadro de referência apresentado na brochura referida);
  • Identificar práticas e procedimentos inerentes ao processo de avaliação na EPE;
  • Partilhar várias estratégias de avaliação de aprendizagens das crianças.
  • refletir sobre as suas práticas de avaliação na EPE e fundamentar as mesmas.

Rita Leal

  • Conceções de avaliação e de aprendizagens
  • Planificar a avaliação das aprendizagens
  • Práticas e procedimentos da avaliação das aprendizagens
  • A participação dos vários intervenientes no processo de avaliação
  • Comunicar a avaliação das aprendizagens
  • Avaliação e qualidade educativa

Inscrição

Nota: As incrições na formação com obtenção de acreditação encerram 4 dias antes da realização da mesma. Por isso, neste momento pode proceder à sua inscrição, mas já não será possível obter acreditação.

Subscreva a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades!

.