12 de novembro | 10h – 12h & 14h – 17h

6 horas

Feijoeiro Mágico – Alfena

60€

Formação Acreditada pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria

Brincar Heurístico (cesto do tesouros, jogo heurístico e bandeja das experimentações)

O cesto dos tesouros, as sessões do jogo heurístico, as bandejas de experimentação e o heurístico expandido… Planeamento, organização e documentação; O Brincar heurístico desenvolvido por Elinor Goldschmied, pedagoga britânica é uma abordagem que se baseia na exploração e na curiosidade dos bebés e crianças pequenas quando têm o desejo natural de conhecerem o mundo e os seus elementos, a partir da ação direta sobre eles. A autora estruturou uma proposta que potencializa as ações espontâneas das crianças, através da exploração de coleções feitas com materiais não estruturados. No brincar heurístico, Goldschmied qualifica as ações educativas na creche e propõe a exploração de diferentes objetos e o que acontece com eles quando as crianças combinam um elemento com o outro.

  • Desenvolver um conjunto de competências e conhecimentos nas diferentes práticas do brincar heurístico:
  • Identificar os itens necessários a ter em conta nas planificações de uma sessão do brincar heurístico
  • Elaborar uma planificação para as diferentes modalidades do brincar heurístico;
  • Definir conceitos básicos associados à operacionalização e avaliação de uma sessão do brincar heurístico.

Nuno Gonçalves

Nuno Gonçalves

Modulo 1:
– Fundamentos do pensamento heurístico: Elionor Goldschmied e o seu tempo;
– A importância do Brincar;
– Materiais não estruturados e suas possibilidades.

Modulo 2:
– O cesto dos Tesouros;
– Planeamento e organização da sessão do Cesto dos tesouros;
– Seleção e organização dos materiais;
– Organização do espaço, grupo e tempo;
– Papel e atitude do adulto;
– Exemplos de documentação pedagógica da experiência.

Modulo 3:
– Jogo heurístico;
– Planeamento e organização da sessão do Jogo heurístico;
– Seleção e organização dos materiais;
– Organização do espaço, grupo e tempo;
– Papel e atitude do adulto;
– Exemplos de documentação pedagógica da experiência.

Modulo 4:
– Bandejas de experimentação;
– Planeamento e organização da sessão das bandejas de experimentação;
– Seleção e organização dos materiais;
– Organização do espaço, grupo e tempo;
– Papel e atitude do adulto;
– Exemplos de documentação pedagógica da experiência.

Inscrição

Subscreva a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades!

.