30 e 31 de Maio de 2023 | 20h30 – 22h30
4 horas
Online - Zoom
25€
Formação Acreditada pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria
Nas escolas de hoje, emergem um conjunto de pedagogias que apelam, cada vez mais, à participação das crianças e das famílias naquilo que é a vida da escola.
Ao assumirmos uma pedagogia que tenha por base a participação, estamos automaticamente a defender um estilo de escola democrática, em que a democracia está presente não só nos grandes objetivos e finalidades da escola, mas também no dia a dia no âmbito do viver quotidiano participativo, vivido por todos os intervenientes no processo ensino-aprendizagem.
O planeamento em educação de infância surge como a principal atividade de toda a nossa ação pedagógica, nele projetamos as nossas intencionalidades educativas, planeamos o espaço e os materiais, assim como, o tempo e todas as propostas levadas ao grupo.
A partilha deste poder por parte do educador com as suas crianças e famílias, permite assumir praticas de participação que ostentam uma vivência democrática e a criação de uma comunidade de aprendizagem, onde todos aprendem e todos ensinam, num clima de livre expressão onde as crianças têm voz ativa naquilo que às suas aprendizagens dizem respeito, podendo fazer parte das tomadas de decisão que definem o rumo que as suas experiências podem levar.
Estas práticas requerem uma grande capacidade reflexiva por parte dos profissionais de educação que, assumindo um papel mais partilhado e cooperado, refletem sobre as suas intenções, gerem as propostas e sugestões das crianças, auscultam as famílias naquilo que são as suas diversidades e expetativas e encontram estratégias para planear em conjunto e em parceria, num ambiente educativo onde impera o direito à participação.
- Ganhar consciência da participação como um direito das crianças e das famílias
- Refletir sobre estratégias e formas de construção de uma pedagogia participativa
- Adquirir ferramentas e estratégias de planear a sua ação educativa com base na escuta ativa, da observação e da comunicação com as crianças e do acolhimento e escuta das famílias.
Marta Parracho
Módulo 1 – Práticas democráticas de uma pedagogia participativa.
- A Imagem da criança
- Conceções de Aprendizagem
- Eixos da Intencionalidade Educativa de uma pedagogia participativa
- Níveis de participação
Participação da criança na cooperação e gestão do currículo (escuta ativa, observação e comunicação)
Módulo 2 – Construção da participação das crianças no planeamento
- Na creche
- No jardim de infância
- Participação dos pais/família no planeamento educativo
Planear implica avaliar (avaliar com as crianças e com as famílias)
Formação online e Gravada para posterior visualização
Inscrição
Nota: As incrições na formação com obtenção de acreditação encerram 4 dias antes da realização da mesma. Por isso, neste momento pode proceder à sua inscrição, mas já não será possível obter acreditação.