8 e 9 de Abril, 20h30 – 22h30 & 20 de Abril, 9h00 – 13h00

6 horas

Online - Zoom

35€

Formação Acreditada pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria

Da observação à planificação – a visão do adulto, o protagonismo da criança

As crianças de hoje não são as crianças de ontem e os profissionais de educação têm hoje uma visão muito mais participada da infância, uma visão mais cooperada das aprendizagens e uma visão muito mais competente do SER criança.

Sabemos que, enquanto profissionais, o nosso maior motor de busca é a observação, a que fazemos não só do grupo de crianças, mas também a de cada uma das crianças que o compõem, das suas interações, dos seus contextos individuais e coletivos, das suas formas de agir e sentir o mundo que os rodeia.

São estas observações, autênticas e intencionais do mundo da criança que nos permite conhecê-la, perceber o seu mundo e agir de acordo com essas observações, contextualizando a nossa intencionalidade e pratica pedagógica no mundo e no mundo da própria criança, no fundo, naquilo que faz sentido para ela.

Planear tendo a criança como protagonista da sua própria aprendizagem, é hoje, entendido como a única forma de planear em educação de infância e aquela que mais respeita esta nova visão do educador sobre o SER criança.

  • Refletir sobre o perfil e o papel do educador na ação intencional de observar e planear
  • Ganhar consciência do processo da intencionalidade educativa do educador: Da observação à planificação
  • Refletir em estratégias de observação e registo
  • Gestão do Tempo pedagógico e não pedagógico para observar/registar/planear

Marta Parracho

Módulo 1 – Quem eu sou e que imagem de criança tenho?

  • Perfil/papel do educador
  • Imagem de criança
  • Partilha do poder (com crianças e famílias)
  • Educador “investigador”
  • Educador reflexivo
  • Pedagogia de escuta: Observar, o que observar e para quê observar.

 

Módulo 2 – Da observação ao registo

  • O que registar
  • Para quê registar
  • Registar para quem e com que intencionalidade:
  • Registo como forma de comunicar
  • Registo como forma de planear (o espaço e a ação educativa)
  • Registo como forma de avaliar
  • Outros registos que auxiliam no planeamento.
  • Da observação à planificação: quais os processos?

 

Módulo 3 – O que eu faço com o que observo?

  • Analisar vídeos/fotos de pequenos momentos de observação de cada uma das formandas e refletir o que estamos a observar, o que significa para a(as) criança(s) aquilo que estamos a observar, o que pode ser registado dessa observação, como e com que intencionalidade, o que é relevante de cada observação para ser trazido ao grupo e planeado pelo educador.

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