Datas a definir

25 horas

A definir

A definir

Do Pré-escolar para o 1º Ciclo: cuidados e estratégias para uma boa transição

DESTINATÁRIOS:
Educadores de infância, Professores bibliotecários, Auxiliares de ação educativa, e Animadores socioculturais.

BREVE ENQUADRAMENTO:
Ao entrar nos sistemas organizados de educação e formação, qualquer criança já viveu um processo educativo na família, na comunidade, numa creche ou ama, a que a “escola” dará continuidade. Com diferentes percursos, origens sociais e culturais e com características individuais próprias, as crianças transitam entre sistemas e modelos de ensino/aprendizagem, formais ou informais, sendo que os seus comportamentos, atitudes e dinâmicas de aprendizagem, são variáveis e dificilmente previsíveis. Se assumirmos que qualquer passagem ou ato de transitar implica uma mudança, uma alteração definitiva ou evolutiva ou mesmo um retrocesso no processo de desenvolvimento de qualquer ser, teremos, então, de nos deter na importância de preparar, antecipar e planear o processo de “escolarização” (entendido como uma imersão na instituição e no modelo escolar). Qualquer transição merece uma atenção muito especial por parte do docente e um planeamento cuidado, de acordo com a situação das crianças e dos grupos, tendo em conta que a chamada “adaptação” da criança, ou seja, a sua inserção na instituição e no grupo, exige, sobretudo, que o ambiente educativo se adapte às suas necessidades e características. Será sobre os processos de preparação e planeamento do ambiente educativo que nos deteremos para refletir e partilhar.

OBJETIVO GERAL:

  • Esta formação visa fundamentalmente proporcionar aos profissionais de educação a reflexão e análise na preparação e desenvolvimento de ambientes de aprendizagem específico que promovam um efetivo processo de acomodação educativa ao longo da integração escolar das crianças e famílias.

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