10, 12 e 13 de Outubro | 20h30 – 22h30

6 horas

Online - Zoom

30€

Formação Acreditada pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria

Envolvimento e Participação das Famílias na Escola

Na Educação de Infância não podemos contemplar apenas as crianças que fazem parte do grupo, as crianças trazem consigo uma história e muitas vivências que ocorreram dentro do seio familiar. A família é, por isso, o primeiro local de experiências sociais e os primeiros agentes educativos de cada uma das crianças que integram o grupo.

Cabe à escola, aos seus coordenadores e educadores, criarem oportunidades de acolhimento das diversidades culturais, orgânicas e estruturais de cada família, estabelecendo estratégias de participação e envolvimento de todos.

É em cooperação e em parceria que pais e educadores devem estabelecer a sua relação ao serviço da educação para que as tomadas de decisão possam contemplar a visão e a conceção destes dois mundos paralelos que convergem num único ser: o ser criança.

  • Dotar os profissionais de conhecimento e consciência dos documentos orientadores da nossa prática pedagógica com foco na Família, analisar o que nos dizem estes documentos.
  • Provocar questionamento e reflexão sobre as nossas próprias conceções da participação e envolvimento das famílias
  • Refletir e partilhar estratégias que abram espaço ao diálogo criando canais eficientes de comunicação entre educadores e famílias, gerando oportunidades de acolhimento, cooperação, participação e envolvimento.

Marta Pacharro

Marta Pacharro

Módulo 1 – Enquadramento teórico e legal – o que nos dizem os documentos orientadores da prática educativa

Módulo 2 – Desconstruir as conceções sobre a participação das famílias

Módulo 3 – Participação e envolvimento com as famílias – partilha de estratégias num relato de práticas

Inscrição

Subscreva a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades!

.