6, 8 e 9 de Maio de 2024 | 20h30 – 22h30

6 horas

Online - Zoom

30€

Trabalhar a Música na educação de infância – Estratégias e dinâmicas práticas

Os educadores de infância têm, por vezes, receio de usar a música como ferramenta de aprendizagem por considerarem não ter suficientes conhecimentos musicais ou por não se sentirem à vontade a cantar. Fazer música com crianças não se resume apenas a cantar. Pode ser aplicada através de uma audição ativa (aculturação musical) e através de exercícios práticos que trabalhem a melodia (canções), o ritmo (movimento e percussão corporal) e a improvisação (memória auditiva e criatividade).

Pretende-se com esta formação, possibilitar aos participantes conhecimentos musicais básicos, perceber de que forma podemos incluir a música na educação de bebés e crianças, apresentar algumas propostas de atividades musicais e adquirir ferramentas para que os formandos possam desenvolver atividades adequadas ao seu contexto.

  • Executar atividades musicais simples através da prática do canto, movimento, percussão corporal e exercícios rítmicos;
  • Identificar momentos chave para a inclusão de atividades de Expressão Musical;
  • Identificar instrumentos e materiais a ter em conta na planificação de atividades;
  • Elaborar uma planificação de atividade de expressão musical;
  • Executar as atividades de expressão musical planificadas.

Ana Catarina Sousa

Ana Sousa - formadora

Modulo 1: Música com crianças – Ferramentas, estratégias e aplicação prática.

  • Conhecer canções
  • O usa Música com Movimento
  • A importância do Ritmo, Jogos Rítmicos e Percussão Corporal

 

Modulo 2: Planificação de Atividades

  • Identificar momentos chaves para aplicação da música no dia-a-dia da criança;
  • Como esquematizar uma planificação de atividades;
  • Elaboração uma planificação de atividade de Expressão Musical;
  • Aplicação prática de exercícios propostos numa planificação realizada em trabalho de grupo.

Inscrição

Subscreva a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades!

.