6, 8 e 9 de Maio de 2024 | 20h30 – 22h30
6 horas
Online - Zoom
30€
Os educadores de infância têm, por vezes, receio de usar a música como ferramenta de aprendizagem por considerarem não ter suficientes conhecimentos musicais ou por não se sentirem à vontade a cantar. Fazer música com crianças não se resume apenas a cantar. Pode ser aplicada através de uma audição ativa (aculturação musical) e através de exercícios práticos que trabalhem a melodia (canções), o ritmo (movimento e percussão corporal) e a improvisação (memória auditiva e criatividade).
Pretende-se com esta formação, possibilitar aos participantes conhecimentos musicais básicos, perceber de que forma podemos incluir a música na educação de bebés e crianças, apresentar algumas propostas de atividades musicais e adquirir ferramentas para que os formandos possam desenvolver atividades adequadas ao seu contexto.
- Executar atividades musicais simples através da prática do canto, movimento, percussão corporal e exercícios rítmicos;
- Identificar momentos chave para a inclusão de atividades de Expressão Musical;
- Identificar instrumentos e materiais a ter em conta na planificação de atividades;
- Elaborar uma planificação de atividade de expressão musical;
- Executar as atividades de expressão musical planificadas.
Ana Catarina Sousa
Modulo 1: Música com crianças – Ferramentas, estratégias e aplicação prática.
- Conhecer canções
- O usa Música com Movimento
- A importância do Ritmo, Jogos Rítmicos e Percussão Corporal
Modulo 2: Planificação de Atividades
- Identificar momentos chaves para aplicação da música no dia-a-dia da criança;
- Como esquematizar uma planificação de atividades;
- Elaboração uma planificação de atividade de Expressão Musical;
- Aplicação prática de exercícios propostos numa planificação realizada em trabalho de grupo.