Gera Educação

O projeto Gera Educação nasceu com o objetivo de proporcionar a profissionais, docentes e não docentes da área da educação, formação profissional de elevada qualidade. Com este objetivo principal, o projeto ganhou o seu lugar, dentro da Associação, através de formações, reflexões, comunicações e workshops para profissionais de educação, instituições e famílias.

O Espaço Gera Gera, em cada ano letivo, oferece diversas oportunidades de formação contínua sob a forma formações, certificadas pela DGERT, oficinas e circuitos pedagógicos.

De forma a responder a solicitações feitas por um elevado número de Escolas e Colégios, de todas as regiões do país, o Gera Educação tem vindo a estabelecer protocolos com diversas instituições, através da formação e da consultoria, de forma a dar resposta a necessidades identificadas pelos responsáveis e docentes das respetivas instituições. Os temas a abordar são diversos, bem como os modelos de formação.

Próximas Formações

Testemunhos

“Em primeiro lugar gostaria de salientar a pertinência da formação sobre MTP e a clareza do discurso do formador. Para mim um dos pontos mais interessantes da formação foi a interligação entre a teoria e a prática, fundamental para compreender alguns dos conceitos abordados. Por fim, agradecer ao formador, o excelente trabalho que desenvolve na educação de infância e pela partilha realizada durante a formação. Neste momento encontro-me num processo de construção do meu “EU” profissional e esta formação contribuiu significativamente para esse caminho.”

“Gostaria de o parabenizar pela partilha do seu trabalho e pelo alento que me devolveu em acreditar nesta forma de trabalhar. Sou Educadora de Infância há 19 anos, com formação inicial na Universidade do Minho e a trabalhar numa IPSS com diferentes valências (creche, jardim e catl). Acredito e identifico-me com o que partilhou na formação, mas por vezes temos que ouvir/sentir que este é o caminho certo. Obrigada e estarei atenta às próximas ações que certamente irão dinamizar.”

“Estou grata por ter tido oportunidade de ter participado nesta formação que foi muito enriquecedor para mim. Quando me inscrevi pensei que me iriam ser “facultados/partilhados” modelos/estratégias de avaliação pedagógica. Após terminar esta formação, posso dizer que a teoria, a partilha, a reflexão fizeram todo o sentido, pois pôs-me realmente a pensar na minha prática educativa. Sinto que se não tivesse sido assim não iria refletir tanto na minha prática e iria sim implementar métodos sem valorizar a sua real importância. Obrigada por tudo!”

“Muito obrigada pelo sábado maravilhoso. Fiquei muito mais rica enquanto educadora de infância e muito mais atualizada nesta metodologia. Já andava há muito tempo para fazer a formação de MTP e a mesma superou as minhas expectativas. Vou participar em mais formações vossas, sem dúvida alguma.”

“Após ter feito a formação com o Bruno Leite e de ter adorado, nunca mais deixei de estar atenta a tudo quanto vocês partilham. Devo dizer, que como profissional e pessoalmente, me ajudou neste últimos meses. Face a isto, adora realizar algumas formações e até repetir aquela que foi o virar de página na minha visão como educadora.”

“Já fiz e continuarei a fazer formações convosco. Ajudam-nos a crescer no nosso desempenho como Educadores de Infância. Bem haja”

“Aconselho a formação MTP mesmo a quem já é “entendido na matéria”. Partilhas fantásticas, exemplos excelentes e inspiradores, exemplos de como usar esta ferramenta em creche, teve parte teórica e prática. O formador é bastante divertido, dinâmico e fora da caixa. Muitas dúvidas esclarecidas e fundamentação e material enviado. Valeu a pena fazer mais de 40 km, saí da formação “desenferrujada” das ideias.”

“Mais uma vez muito obrigada pela formação e pela partilha. Foi um sucesso! Toda a equipa adorou e o mais importante de tudo, estão todas muito motivadas.”

“Foi uma informação muito importante onde foi possível relembrar e atualizar conceitos e práticas. O formador tem uma capacidade comunicativa que nos envolve e não deixa dispersar na atenção e interesse, focando as suas intervenções na prática real e contextualizada. Recomendo esta formação e este formador a todos os que trabalham em Educação de Infância.”

“Quero-vos dizer que adorei a formação. A forma como comunicam, os exemplos práticos dados, as problemáticas levantadas. Penso que mexeu com toda a gente e esse “mexer” é muito bom, faz-nos repensar a nossa prática pedagógica que facilmente tendemos a estagnar. OBRIGADA! A partir de segunda-feira vou olhar para a minha sala e para o meu grupo com outros olhos e tenho a certeza que vou mudar muita coisa.”

“Excelente formação, obrigada à formadora pelas excelentes partilhas. Ajudaram-me imenso a refletir sobre as minhas práticas e a querer evoluir enquanto profissional.”

“Quero felicitar-vos pela formação, foi excelente toda a partilha de saberes. Faz-nos acreditar que podemos fazer sempre melhor. Precisamos de mais formadores assim.

“Não tenho facebook, mas não poderia deixar de agradecer tudo o que aprendi na formação. Senti que, talvez pelo formador exercer a profissão de educador, conhece bem as maiores dificuldades que vão surgindo e deixou excelentes dicas para ultrapassá-las (…) esta formação foi muito assertiva e prática. Um ponto muito positivo e que favoreceu a partilha de experiências entre todos os colegas presentes foi o ambiente que se criou durante a formação. na segunda feira, de regresso à instituição, percebi que esta era a opinião unânime da equipa de Vila do Conde. Aprendemos tanto em tão pouco tempo… obrigada!”

“Quando se sai de uma formação com vontade de fazer mais e melhor…quando nos sentimos desafiados a evoluir…aí, valeu a pena! Obrigada ao formador pela forma como partilha as suas experiências e saberes.”

“”A viagem não acaba nunca” escreveu Saramago e é com esta pequena frase repleta de significado que vos dou os parabéns pelo vosso projeto. A vossa viagem irá, sem dúvida alguma, mudar a viagem de muitas outras pessoas.”

“O corpo docente do Colégio Conde de Sobral juntou-se este sábado para usufruir de uma formação em MTP, dinamizada pelo Dr Bruno Leite. Esta ferramenta permite ir ao encontro da criança, torná-la agente ativo da sua aprendizagem, torna-la crítica encadeando pensamento e reflexão, Foi um sábado diferente e muito enriquecedor.”

Plano de Consultoria

O plano de consultoria nasce da necessidade de apoiar instituições e/ou profissionais de educação, na implementação de novas ferramentas, ou na consolidação de processos, que visem otimizar as suas práticas pedagógicas.

Depois do levantamento de necessidades, por parte das instituições, o nosso coordenador de projeto, juntamente com os responsáveis institucionais, elaboram um plano de ação a ser implementado.

O papel do consultor é apoiar a implementação das estratégias definidas, e trazer um novo olhar sobre possibilidades de resolução de dificuldades apresentadas durante esse procedimento.

Toda a implementação e desenvolvimento do processo será vivido de forma dinâmica e flexível, sendo desejável ir encontrando eixos de melhoria e de adequação à realidade de cada instituição.

É de salientar que além da existência de um coordenador do plano de consultoria, em determinados momentos, outros formadores da nossa equipa poderão juntar-se ao processo. Assim tentamos garantir e acrescentar valor multidisciplinar a todo o processo.

Exemplos de Formações desenvolvidas

Creche e Pré-escolar

  • Metodologia Trabalho de Projeto
  • Documentação Pedagógica
  • Fazer crescer com alterações do desenvolvimento psicomotor – abordagem dos 0 aos 6 anos
  • Avaliação em Creche
  • Abordagem Emmi Pikler
  • PCG – Projeto Curricular de Grupo
  • Organização do ambiente educativo
  • Portfólio e Portfólio Digital

1º e 2º Ciclos

  • Metodologia Trabalho de Projeto
  • Ecologia Emocional
  • Fazer crescer com alterações do desenvolvimento psicomotor – abordagem dos 6 aos 12 anos

Subscreva a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades!

.