24 e 25 de Fevereiro das 20h30 às 22h30
4 horas
Online - Zoom
35€
A Potencialidade dos materiais – Ferramentas que potencializam o desenvolvimento infantil
O estabelecimento educativo deve organizar-se como um contexto facilitador do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças, proporcionando diferentes oportunidades. A organização do ambiente educativo da sala constituiu o suporte do desenvolvimento curricular, uma vez que, as formas de interação no grupo com os materiais disponíveis e a sua organização, distribuição e utilização do tempo são determinantes para o que as crianças possam fazer escolhas, explorações e aprendizagens.
Os espaços em educação de infância podem ser diversos, mas o tipo de equipamento, os materiais existentes e a sua organização condicionam o modo como esses espaços e materiais são utilizados enquanto recursos para o desenvolvimento das aprendizagens das crianças.
Cabe assim ao educador promover o envolvimento ou a implicação da criança ao criar um ambiente educativo em que esta dispõe de materiais diversificados que estimulam os seus interesses e curiosidade, bem como ao dar-lhe oportunidade de escolher como, com quê e com quem brincar/interagir para que, assim, a criança desenvolva os seus interesses, tome decisões, resolva problemas, corra riscos e torne-se mais autónoma.
A avaliação da organização do ambiente educativo permite ao/à educador/a refletir sobre as suas potencialidades educativas, a partir do que observa: exploração e utilização dos espaços e materiais; interações e relações entre crianças e entre crianças e adultos; distribuição e utilização do tempo.
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Promover uma utilização diversificada dos materiais existentes em ambientes de educação de infância, a partir da potencialidade dos mesmos;
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Estimular o brincar, através de materiais diversificados, apoiando as escolhas, explorações e descobertas da criança;
- Organizar ambientes promotores da participação das crianças;
- Reconhecer a importância dos materiais e da organização do ambiente educativo;
- Compreender a importância dos materiais na aprendizagem das crianças;
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Identificar materiais atendendo a critérios de qualidade e variedade, baseados na funcionalidade, versatilidade, durabilidade, segurança e valor estético.
Marta Botelho
Módulo 1. Organização do ambiente educativo: materiais diversificados, de qualidade e com valor educativo.
Módulo 2. A potencialidade dos materiais: o que escolher, como escolher, o que proporcionar.
Módulo 3. O papel do educador na escolha dos materiais do ambiente educativo.
Módulo 4. A participação da criança a partir da organização do espaço.
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