24 e 25 de Fevereiro das 20h30 às 22h30

4 horas

Online - Zoom

35€

A Potencialidade dos materiais – Ferramentas que potencializam o desenvolvimento infantil
O estabelecimento educativo deve organizar-se como um contexto facilitador do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças, proporcionando diferentes oportunidades. A organização do ambiente educativo da sala constituiu o suporte do desenvolvimento curricular, uma vez que, as formas de interação no grupo com os materiais disponíveis e a sua organização, distribuição e utilização do tempo são determinantes para o que as crianças possam fazer escolhas, explorações e aprendizagens. 
Os espaços em educação de infância podem ser diversos, mas o tipo de equipamento, os materiais existentes e a sua organização condicionam o modo como esses espaços e materiais são utilizados enquanto recursos para o desenvolvimento das aprendizagens das crianças. 
Cabe assim ao educador promover o envolvimento ou a implicação da criança ao criar um ambiente educativo em que esta dispõe de materiais diversificados que estimulam os seus interesses e curiosidade, bem como ao dar-lhe oportunidade de escolher como, com quê e com quem brincar/interagir para que, assim, a criança desenvolva os seus interesses, tome decisões, resolva problemas, corra riscos e torne-se mais autónoma. 
A avaliação da organização do ambiente educativo permite ao/à educador/a refletir sobre as suas potencialidades educativas, a partir do que observa: exploração e utilização dos espaços e materiais; interações e relações entre crianças e entre crianças e adultos; distribuição e utilização do tempo. 
  • Promover uma utilização diversificada dos materiais existentes em ambientes de educação de infância, a partir da potencialidade dos mesmos; 
  • Estimular o brincar, através de materiais diversificados, apoiando as escolhas, explorações e descobertas da criança;
  • Organizar ambientes promotores da participação das crianças;
  • Reconhecer a importância dos materiais e da organização do ambiente educativo;
  • Compreender a importância dos materiais na aprendizagem das crianças; 
  • Identificar materiais atendendo a critérios de qualidade e variedade, baseados na funcionalidade, versatilidade, durabilidade, segurança e valor estético. 
     

Marta Botelho

Marta Botelho

Módulo 1.  Organização do ambiente educativomateriais diversificados, de qualidade e com valor educativo. 
Módulo 2. A potencialidade dos materiaiso que escolher, como escolher, o que proporcionar. 
Módulo 3. O papel do educador na escolha dos materiais do ambiente educativo. 
Módulo 4. A participação da criança a partir da organização do espaço. 

Se possuir um cupão de desconto, insira-o na página seguinte, após clicar em “Pagar Inscrição”.

Após a confirmação do pagamento, receberá um e-mail com os próximos passos, incluindo um link para o formulário de inscrição. O preenchimento deste formulário é obrigatório e deve ser realizado individualmente por cada participante

Inscreva-se Agora

Inscrições Nº de Inscrições Preço por Inscrição
Inscrição
35,00 
Qtd Total:

Subscreva a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades!

.