18 de Maio de 2024 | 9h00 – 12h00 e 13h30 – 16h30
6 horas
Online - Zoom
45€
Formação Acreditada pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria
Um enquadramento teórico, tendo como referência as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), é o caminho para refletir sobre as diversas vertentes das características do planeamento e da avaliação na EPE e das suas implicações nas práticas educativas.
Ao longo dos últimos anos o trabalho de planificação e avaliação desenvolvido na EPE tem sido entendido de forma diversa pelos seus profissionais e, de alguma forma, tem ficado subjugado às práticas existentes noutros ciclos de ensino.
Com a publicação das OCEPE, e sobretudo dos manuais de apoio “Planear e Avaliar em EPE” torna-se fundamental desenvolver espaços de análise e reflexão com o fim de envolver os profissionais na definição de modelos alternativos e de dinâmicas que se adequem às necessidades da escola atual.
Falar e debater sobre a diversificação de instrumentos de avaliação, a possibilidade de avaliar os progressos por observação, a possibilidade de se avaliar sem recurso à retenção, são alguns dos objetivos deste espaço de formação apoiada.
Partindo de uma análise sintética e sistemática sobre a avaliação como base do desenvolvimento curricular e da ação educativa, far-se-á a reflexão sobre processos e práticas de planeamento e avaliação das práticas educativas.
- Identificar características dos modelos de Desenvolvimento Curricular, Currículo e Avaliação à luz das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar;
- Identificar diferentes práticas, modelos ou abordagens de Avaliação em Educação;
- Compreender a função da Avaliação em contexto educativo;
- Identificar diversos Modelos Pedagógicos e Curriculares e os seus processos, procedimentos, técnicas e instrumentos próprios;
- Selecionar recursos, fontes e modelos de observação;
- Conceber propostas de recursos e materiais.
Henrique Santos
MÓDULO 1: Avaliação, desenvolvimento do currículo, da ação educativa e das aprendizagens
- A avaliação da aprendizagem no contexto da educação pré-escolar
MÓDULO 2: Fundamentos e princípios das OCEPE e implicações para o planeamento e avaliação
- Imagem da criança e Conceção de aprendizagem
- Papel do/a educador e da criança
MÓDULO 3: Planear e avaliar
- Construção do Projeto Curricular de Grupo: da organização à avaliação
- O ambiente educativo
- Observar, registar e documentar para planear e avaliar
MÓDULO 4: O processo participativo de planeamento e avaliação
- A participação dos diferentes intervenientes no planeamento e avaliação
- Obstáculos à participação
MÓDULO 5: Comunicar a avaliação
- Porquê Comunicar a Avaliação?
- Comunicar com os pais/famílias, entre docentes e com os órgãos de gestão
Inscrição
Nota: As incrições na formação com obtenção de acreditação encerram 4 dias antes da realização da mesma. Por isso, neste momento pode proceder à sua inscrição, mas já não será possível obter acreditação.