12, 13 e 27 de Maio de 2025 | 20h30 – 22h30
6 horas
Online - Zoom
40€
Ao falarmos de contextos educativos podemos não só mencionar e refletir sobre os mesmos em contexto escolar, como numa circunstância casual onde os próprios pais ao longo da dinâmica familiar, pretendem criar um contexto educativo de qualidade aos seus filhos.
O contexto educativo e a sua realização tendem não só a desenvolver diferentes tipos de relações, como desenvolver capacidades e inúmeras interações na criança, ao longo do tempo em que usufrui do ambiente proposto.
Em contexto escolar é importante referir que ao mencionarmos contexto educativo, estamos não só a referir-nos à organização do espaço, como do próprio grupo e tempo. As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE) consideram “o ambiente educativo como o contexto facilitador do processo de desenvolvimento e aprendizagem de todas e cada uma das crianças, de desenvolvimento profissional e de relações entre os diferentes intervenientes” (Lopes da Silva, Marques, Mata e Rosa, 2016, p. 6).
Aqui mencionados também as orientações globais para a intervenção do educador de infância no contexto educativo, onde deve primeiramente observar os interesses, capacidades e dificuldades do grupo que tem à sua frente, e posteriormente planear o contexto de acordo com o que observou. Ao referirmos a observação dos seus interesses e até discussão dos mesmos, estamos perante uma pedagogia participativa que Oliveira & Formosinho (2011) referem que
“as pedagogias participativas produzem uma rutura com uma pedagogia tradicional transmissiva para promover outra visão do processo de ensino-aprendizagem e do(s) ofício(s) de aluno e professor. Os objetivos das pedagogias participativas são o envolvimento na experiência e a construção da aprendizagem na experiencia contínua e interativa”.
Em muitas situações o educador de infância também tem o papel de investigar e demonstrar às crianças outras possibilidades que a mesma desconhece ou até pode não demonstrar interesse no momento, mas que façam sentido à sua aprendizagem, face ao contexto educativo.
A ação de formação tem deste modo o grande objetivo de dar a conhecer não só estratégias, vivências e materiais diversificados, de forma a proporcionar contextos educativos ricos em aprendizagem, exploração, descoberta e felicidade! Embora seja mais direcionada para o contexto escolar, mais concretamente para profissionais na área da educação, podemos criar estratégias de bons contextos educativos em espaços sociais ou recreativos alargando a formação a animadores socioculturais.
- Compreender a importância da criação do ambiente educativo e de todo o processo antes e após o mesmo;
- Desenvolver estratégias para analisar e refletir sobre os ambientes educativos;
- Desenvolver estratégias para criar e mediar novos contextos educativos apelativos e de acordo com os interesses das crianças.
- Recursos e materiais, o que devemos ou não utilizar;
Beatriz Mota
MÓDULO 1 – O Contexto Educativo
- Ambiente educativo;
- A voz das crianças;
- As famílias e respetiva comunidade escolar;
- Intencionalidade pedagógica.
MÓDULO 2 – Organização do Contexto Pedagógico
- Gestão de tempo, espaço e grupo;
- Planificação
- Materiais
MÓDULO 3 – Criação do Contexto Pedagógico (assíncrono – na prática)
- Seleção de ambiente educativo;
- Realização de contexto pedagógico;
- Planificação, análise e reflexão do contexto;
- Importância dos materiais utilizados.
MÓDULO 4 – Apresentação e debate
- Apresentação de cada contexto pedagógico;
- Potencialidades e dificuldades sentidas;
- Eixos de melhoria a serem desenvolvidos
Se possuir um cupão de desconto, insira-o na página seguinte, após clicar em “Pagar Inscrição”.
Após a confirmação do pagamento, receberá um e-mail com os próximos passos, incluindo um link para o formulário de inscrição. O preenchimento deste formulário é obrigatório e deve ser realizado individualmente por cada participante.