13 de Abril de 2024 | 09h30 – 13h30
4 horas
Online - Zoom
30€
Crianças no espetro do autismo – do brincar à promoção do desenvolvimento
Numa altura em que existe um número cada vez maior de crianças sinalizadas com PEA, os profissionais de educação, com especial ênfase os de educação de infância, devem-se munir de todas as ferramentas para conseguir desenvolver e promover, junto de crianças e famílias, uma prática mais centrada nas reais necessidades dos mesmos.
A formação inicial dos profissionais de educação fica muitas vezes aquém das reais carências dos mesmos. Assim, importa criar espaços de crescimento e partilha onde todos juntos possamos sair mais capacitados.
- Caracterização das crianças com PEA – dos sinais ao diagnóstico;
- Caracterização da prevalência da patologia e dados clínicos;
- Análise do perfil funcional das crianças com PEA: das áreas fortes às áreas com dificuldades;
- Apresentação de atividades diversas: de estimulação global a estimulação de áreas específicas;
- Análise global para o êxito de intervenção.
Catarina Alves
MÓDULO 1
- Analisar de forma breve, o perfil de competências e funcionalidade da criança com PEA na faixa etária dos 3 aos 6 anos, e promover o conhecimento de atividades com objetivo de promover o seu desenvolvimento global.