8 e 9 de Abril, 20h30 – 22h30 & 20 de Abril, 9h00 – 13h00
6 horas
Online - Zoom
35€
Formação Acreditada pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria
As crianças de hoje não são as crianças de ontem e os profissionais de educação têm hoje uma visão muito mais participada da infância, uma visão mais cooperada das aprendizagens e uma visão muito mais competente do SER criança.
Sabemos que, enquanto profissionais, o nosso maior motor de busca é a observação, a que fazemos não só do grupo de crianças, mas também a de cada uma das crianças que o compõem, das suas interações, dos seus contextos individuais e coletivos, das suas formas de agir e sentir o mundo que os rodeia.
São estas observações, autênticas e intencionais do mundo da criança que nos permite conhecê-la, perceber o seu mundo e agir de acordo com essas observações, contextualizando a nossa intencionalidade e pratica pedagógica no mundo e no mundo da própria criança, no fundo, naquilo que faz sentido para ela.
Planear tendo a criança como protagonista da sua própria aprendizagem, é hoje, entendido como a única forma de planear em educação de infância e aquela que mais respeita esta nova visão do educador sobre o SER criança.
- Refletir sobre o perfil e o papel do educador na ação intencional de observar e planear
- Ganhar consciência do processo da intencionalidade educativa do educador: Da observação à planificação
- Refletir em estratégias de observação e registo
- Gestão do Tempo pedagógico e não pedagógico para observar/registar/planear
Marta Parracho
Módulo 1 – Quem eu sou e que imagem de criança tenho?
- Perfil/papel do educador
- Imagem de criança
- Partilha do poder (com crianças e famílias)
- Educador “investigador”
- Educador reflexivo
- Pedagogia de escuta: Observar, o que observar e para quê observar.
Módulo 2 – Da observação ao registo
- O que registar
- Para quê registar
- Registar para quem e com que intencionalidade:
- Registo como forma de comunicar
- Registo como forma de planear (o espaço e a ação educativa)
- Registo como forma de avaliar
- Outros registos que auxiliam no planeamento.
- Da observação à planificação: quais os processos?
Módulo 3 – O que eu faço com o que observo?
- Analisar vídeos/fotos de pequenos momentos de observação de cada uma das formandas e refletir o que estamos a observar, o que significa para a(as) criança(s) aquilo que estamos a observar, o que pode ser registado dessa observação, como e com que intencionalidade, o que é relevante de cada observação para ser trazido ao grupo e planeado pelo educador.
Inscrição
Nota: As incrições na formação com obtenção de acreditação encerram 4 dias antes da realização da mesma. Por isso, neste momento pode proceder à sua inscrição, mas já não será possível obter acreditação.