17 de Fevereiro de 2024 | 9h00 – 12h00 & 13h30 – 16h30

6 horas

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35€

Em trânsito – transição do pré-escolar para o primeiro ciclo

Ao entrar nos sistemas organizados de educação e formação, qualquer criança já viveu um processo educativo na família, na comunidade, numa creche ou ama, a que a “escola” dará continuidade.

Com diferentes percursos, origens sociais e culturais e com características individuais próprias, as crianças transitam entre sistemas e modelos de ensino/aprendizagem, formais ou informais, sendo que os seus comportamentos, atitudes e dinâmicas de aprendizagem, são variáveis e dificilmente previsíveis.

Se assumirmos que qualquer passagem ou ato de transitar implica uma mudança, uma alteração definitiva ou evolutiva ou mesmo um retrocesso no processo de desenvolvimento de qualquer ser, teremos, então, de nos deter na importância de preparar, antecipar e planear o processo de “escolarização” (entendido como uma imersão na instituição e no modelo escolar).

Qualquer transição merece uma atenção muito especial por parte do docente e um planeamento cuidado, de acordo com a situação das crianças e dos grupos, tendo em conta que a chamada “adaptação” da criança, ou seja, a sua inserção na instituição e no grupo, exige, sobretudo, que o ambiente educativo se adapte às suas necessidades e características.

Será sobre os processos de preparação e planeamento do ambiente educativo que nos deteremos para refletir e partilhar.

  • Contribuir para o desenvolvimento da formação pessoal e social do profissional de educação;
  • Sensibilizar para a realidade e origem da criança, para as suas características e necessidades de desenvolvimento;
  • Proporcionar informação sobre os princípios pedagógicos e organizativos relativos aos processos transitivos (na escola e na comunidade);
  • Sensibilizar para o desenvolvimento de práticas e cenários de aprendizagem que potenciam um bom relacionamento na base da cooperação e do sentido de responsabilidade entre os diversos atores educativos;
  • Caracterizar o conceito de “Transição” enquanto processo pedagógico.
  • Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de promoção da comunicação pessoal e institucional como dinâmica de desenvolvimento social e educativo;
  • Promover o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem significativa no quadro da utilização de instrumentos de comunicação inter-pares;
  • Tomar consciência do papel determinante dos recursos técnicos em programas e modelos de transição de relacionamento social na Escola.

Henrique Santos

Módulo 1- Espaço, Tempo e Modo

  • Contexto Social e Comunidade
  • Família e relação com a escola
  • Contextos e Cenários Educativos

 

Módulo 2 – Planear o acolhimento

  • Envolver os agentes
  • Observar, registar e documentar a integração da criança no grupo.

 

Módulo 3 – De casa para a escola

  • Entre ciclos
  • Preparação para a vida

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