20, 22 e 23 Novembro | 20h30 – 22h30
6 horas
Online - Zoom
35€
A investigação e a prática têm-nos mostrado que as crianças desenvolvem vários conhecimentos sobre a linguagem escrita, muito antes do ensino formal.
A aprendizagem da linguagem escrita deve ser concebida como um processo de apropriação contínua que se começa a desenvolver muito precocemente. Nesta formação abordaremos o papel da educação de infância e do educador de infância na emergência da escrita no pré-escolar.
Objetivos:
- Identificar e construir ambientes promotores da aprendizagem da linguagem escrita
- Identificar funções no uso da leitura e da escrita.
- Usar a leitura e a escrita com diferentes funcionalidades nas atividades, rotinas e interações.
- Identificar e criar atividades de promoção da escrita.
- Organizar um ambiente promotor da apropriação da escrita
Marta Botelho
Modulo 1. Conceções precoces da linguagem escrita
Modulo 2. Funcionalidade da Linguagem Escrita
Modulo 3. Emergência da Escrita
Modulo 4. Ambiente promotor da apropriação da escrita
Módulo 5. Prazer e recreação
Módulo 6. Livros e Leituras