9, 10 e 11 Outubro | 20h30 – 22h30

6 horas

Online - Zoom

35€

Organização do ambiente educativo: Onde a intencionalidade habita

A construção do ambiente educativo tem influência direta no desenvolvimento e aprendizagem dos (as) bebés/crianças, pelo que assume importância basilar no dia-a-dia das instituições de atendimento à infância. Olhando-o, devemos ver refletido o nosso conceito de criança e de educador. O que nos diz, atualmente, o nosso ambiente?

Atualmente, debatemo-nos também com a frustração que nos chega por via das redes sociais, com ambientes educativos “perfeitos” que na maioria das vezes não se adequam sequer à nossa realidade. Importa, pois, adequar as nossas expectativas à nossa realidade e aos materiais que temos como ponto de partida. A seu tempo, poderemos sempre adquirir novos materiais e transformar o espaço e o ambiente que cresce connosco.

Pretende-se que os formandos sejam capazes, após o término do curso, de reorganizar o ambiente educativo, tornando-o responsivo aos interesses e necessidade de quem nele habita.

  • Compreender que o ambiente educativo é um processo e não um produto encerrado em si mesmo durante todo um ano letivo.
  • Compreender que todos os espaços têm limitações e que as podemos tornar em oportunidades;
  • Compreender a importância da intencionalidade educativa na construção dos espaços e ambientes educativos;
  • Construir um ambiente educativo responsivo às necessidades e interesses de quem o habita, partindo do que se tem disponível;
  • Entender a importância do ambiente educativo no desenvolvimento e aprendizagem do(a) bebé/ criança e dar-lhes resposta.

Ana Rita Barroso

Ana Rita Barroso

MÓDULO 1: Ambiente educativo: conceitos e desafios

  • O que é, afinal, o ambiente educativo? Salas. Espaços comuns. Exterior.
  • Quem se assume como co-construtor do ambiente educativo: será um trabalho solitário do educador?
  • Bebé/Crianças, direção, equipa educativa, famílias e comunidade: como lhes dar voz?
  • Expectativa vs Realidade.
  • O que temos no momento como ponto de partida: a importância da adequação das expectativas e gestão da frustração; a sombra das redes sociais.
  • Observando os espaços: que imagem de criança e educador nos transmite? que valores?
  • Alguns fatores que assumem vital importância quando pensamos os espaços e as relações que o habitarão: sensibilidade; organização; continuidade e flexibilidade.
  • O ambiente educativo cresce e modifica-se connosco.

 

MÓDULO 2: Partilha de práticas – Espaços e Materiais – como tudo acontece no dia-a-dia?

  • Ambiente educativo – Creche. Berçário. Creche 1. Creche 2.
  • Ambiente educativo – Pré Escolar. Grupo Heterogéneo (3,4 e 5 anos).
  • Cestos do tesouro.
  • Brincar Heurístico.
  • Peças Soltas.

 

MÓDULO 3: Como se reflete o ambiente educativo:

  • No desenvolvimento e aprendizagem do bebé/criança.
  • Na garantia de elevados níveis de bem-estar e envolvimento do bebé/criança.
  • No nível de empenhamento do Adulto (sensibilidade, estimulação, autonomia).
  • Na relação: Criança – Criança; Criança – Adulto; Adulto – Adulto.

Inscrição

Subscreva a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades!

.