9 de abril | 09h00 – 13h00 & 14h00 – 18h00
8 horas
Online - Zoom
35€
A música na primeira infância pode ter um forte contributo para o desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial e emocional da criança. Pode ser utilizada para ajudar a criança a conhecer o seu eu e o seu corpo, aprender a manipular objetos e movimentar-se de um lado para o outro, estabelecer relações bem como aprender a lidar com os diferentes sentimentos que vai sentindo à medida que cresce, estimular a linguagem e contribuir para uma aculturação musical mais diversificada e consequentemente contribuir para desenvolver a criatividade artística cuja importância é relevante mesmo que mais tarde não opte por seguir uma carreira artística.
Há momentos no dia-a-dia da criança onde pudemos incluir a música como estratégia de ensino e aprendizagem e estabelecimento de rotinas e regras. Este curso pretende capacitar para uma melhor compreensão do papel que a música pode ter no desenvolvimento da criança, perceber quando e como aplicar a música no quotidiano e elaborar estratégias pedagógicas e propostas de atividades onde a música possa estar presente.
Os educadores de infância têm, por vezes, receio de usar a música como ferramenta de aprendizagem por considerarem não ter suficientes conhecimentos musicais ou por não se sentirem à vontade a cantar. Fazer música com crianças não se resume apenas a cantar. Pode ser aplicada através de uma audição ativa (aculturação musical) e através de exercícios práticos que trabalhem a melodia (canções), o ritmo (movimento e percussão corporal) e a improvisação (memória auditiva e criatividade).
Pretende-se com esta formação, possibilitar aos participantes conhecimentos musicais básicos, perceber de que forma podemos incluir a música na educação de bebés e crianças, apresentar algumas propostas de atividades musicais e adquirir ferramentas para que os formandos possam desenvolver atividades adequadas ao seu contexto.
No final do curso os formandos deverão ser capazes de:
- Definir e Identificar conceitos e noções básicos musicais;
- Executar atividades musicais simples através da prática do canto, movimento, percussão corporal e exercícios rítmicos;
- Saber usar e criar instrumentos de altura indefinida;
- Identificar momentos chave para a inclusão de atividades de Expressão Musical;
- Identificar instrumentos e materiais a ter em conta na planificação de atividades;
- Elaborar uma planificação de atividade de expressão musical;
- Executar as atividades de expressão musical planificadas.
Ana Sousa
Módulo 1: Introdução à Música
- Características do Som
- Forma e Estrutura Musical
- Géneros Musicais
Modulo 2: Música com crianças – Ferramentas, estratégias e aplicação prática
- Conhecer canções:
- Canções Infantis;
- Canções Tradicionais e Canções de Roda;
- Canções com Movimento / Gestos
- O usa Música com Movimento
- Música com coreografia;
- Movimento livre
- Jogos de movimento;
- A importância do Ritmo, Jogos Rítmicos e Percussão Corporal
- Marcha e a Roda;
- Jogos rítmicos e Percussão Corporal;
- Os Instrumentos Musicais
- Usar instrumentos de altura indefinida;
- Usar instrumentos de altura definida – sistema de cores;
- Construção de instrumentos musicais, estratégias e ideias criativas
Modulo 3: Planificação de Atividades
- Identificar momentos chaves para aplicação da música no dia-a-dia da criança;
- Como esquematizar uma planificação de atividades;
- Elaboração uma planificação de atividade de Expressão Musical;
- Aplicação prática de exercícios propostos numa planificação realizada em trabalho de grupo.