9 de abril | 09h00 – 13h00 & 14h00 – 18h00

8 horas

Online - Zoom

35€

O Encantamento da Expressão Musical na 1ª Infância

A música na primeira infância pode ter um forte contributo para o desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial e emocional da criança. Pode ser utilizada para ajudar a criança a conhecer o seu eu e o seu corpo, aprender a manipular objetos e movimentar-se de um lado para o outro, estabelecer relações bem como aprender a lidar com os diferentes sentimentos que vai sentindo à medida que cresce, estimular a linguagem e contribuir para uma aculturação musical mais diversificada e consequentemente contribuir para desenvolver a criatividade artística cuja importância é relevante mesmo que mais tarde não opte por seguir uma carreira artística.

Há momentos no dia-a-dia da criança onde pudemos incluir a música como estratégia de ensino e aprendizagem e estabelecimento de rotinas e regras. Este curso pretende capacitar para uma melhor compreensão do papel que a música pode ter no desenvolvimento da criança, perceber quando e como aplicar a música no quotidiano e elaborar estratégias pedagógicas e propostas de atividades onde a música possa estar presente.

Os educadores de infância têm, por vezes, receio de usar a música como ferramenta de aprendizagem por considerarem não ter suficientes conhecimentos musicais ou por não se sentirem à vontade a cantar. Fazer música com crianças não se resume apenas a cantar. Pode ser aplicada através de uma audição ativa (aculturação musical) e através de exercícios práticos que trabalhem a melodia (canções), o ritmo (movimento e percussão corporal) e a improvisação (memória auditiva e criatividade).

Pretende-se com esta formação, possibilitar aos participantes conhecimentos musicais básicos, perceber de que forma podemos incluir a música na educação de bebés e crianças, apresentar algumas propostas de atividades musicais e adquirir ferramentas para que os formandos possam desenvolver atividades adequadas ao seu contexto.

No final do curso os formandos deverão ser capazes de:

  • Definir e Identificar conceitos e noções básicos musicais;
  • Executar atividades musicais simples através da prática do canto, movimento, percussão corporal e exercícios rítmicos;
  • Saber usar e criar instrumentos de altura indefinida;
  • Identificar momentos chave para a inclusão de atividades de Expressão Musical;
  • Identificar instrumentos e materiais a ter em conta na planificação de atividades;
  • Elaborar uma planificação de atividade de expressão musical;
  • Executar as atividades de expressão musical planificadas.

Ana Sousa

Ana Sousa - formadora

Módulo 1: Introdução à Música

  • Características do Som
  • Forma e Estrutura Musical
  • Géneros Musicais

Modulo 2: Música com crianças – Ferramentas, estratégias e aplicação prática

  • Conhecer canções:
    • Canções Infantis;
    • Canções Tradicionais e Canções de Roda;
    • Canções com Movimento / Gestos
  • O usa Música com Movimento
    • Música com coreografia;
    • Movimento livre
    • Jogos de movimento;
  • A importância do Ritmo, Jogos Rítmicos e Percussão Corporal
    • Marcha e a Roda;
    • Jogos rítmicos e Percussão Corporal;
  • Os Instrumentos Musicais
    • Usar instrumentos de altura indefinida;
    • Usar instrumentos de altura definida – sistema de cores;
    • Construção de instrumentos musicais, estratégias e ideias criativas

Modulo 3: Planificação de Atividades

  • Identificar momentos chaves para aplicação da música no dia-a-dia da criança;
  • Como esquematizar uma planificação de atividades;
  • Elaboração uma planificação de atividade de Expressão Musical;
  • Aplicação prática de exercícios propostos numa planificação realizada em trabalho de grupo.

Inscrição

Subscreva a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades!

.