19 de fev. 9h–12h & 14h–17h | 5 de mar. 9h–13h
10 horas
Online - Zoom
40€
DESTINATÁRIOS:
Educadores, Animadores, Professores, Bibliotecários, Pais.
BREVE ENQUADRAMENTO:
A literatura infantil tem, nos dias de hoje, um papel muito importante na vida das crianças. Considera-se como um elemento responsável pelo desenvolvimento emocional, social e cognitivo daquele que tem a oportunidade de contactar com histórias.
Os primeiros contactos com a narrativa ocorrem em bebé, através da voz de quem lhes é familiar, das canções de embalar, que mais tarde vão dar lugar às canções de roda e às narrativas curtas. Aos poucos, a criança começa a interessar-se por histórias inventadas e pelas histórias dos livros, que se vão tornando cada vez mais extensas e detalhadas. A criança, já familiarizada com a narrativa, passa a interagir e a construir as suas histórias. Aprimora a sua capacidade de imaginação e pensamento crítico, sentindo-se capaz de criar e recriar através de várias expressões, como o desenho, a dramatização e, mais tarde, a escrita.
OBJETIVOS:
- Reconhecer a importância da literatura na educação de infância;
- Refletir acerca de práticas de leitura e narração de contos;
- Desenvolver estratégias de motivação na criança para a fruição da narração.
Joana Figueiredo
Módulo 1: LITERATURA INFANTIL
Módulo 2: DO LIVRO À ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
Módulo 3: CRIAÇÃO ARTÍSTICA
Módulo 4: APRESENTAÇÃO FINAL