02 de abril | 09h00 – 12h00 & 14h00 – 17h00
6 horas
Online - Zoom
40€
Formação Acreditada
DESTINATÁRIOS:
Coordenares ou diretores pedagógicos; Educadores de infância; Professores de 1º ciclo; Auxiliares de ação educativa.
BREVE ENQUADRAMENTO:
Uma aprendizagem centrada nos interesses e necessidades das crianças, uma aprendizagem plural quer a nível disciplinar como a nível cultural e social, uma aprendizagem onde a partilha de poder de decisão, repartida por alunos e educadores ou professores devem ser pontos fulcrais de qualquer prática ou modelo pedagógico. A utilização da Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP) como uma ferramenta, integrada em diferentes modelos pedagógicos, proporciona que os pontos acima referidos passem de ideias e conceitos teóricos a práticos.
A MTP de Projeto é uma ferramenta que permite ir ao encontro da criança, torná-la agente ativo da sua aprendizagem, torná-la crítica desencadeando pensamento e reflexão.
OBJETIVOS GERAIS:
- Contextualização teórica sobre a metodologia e os diferentes benefícios da aplicação da mesma;
- Reforçar a importância de se trabalhar as diferentes áreas do desenvolvimento e conhecimento de forma integrada;
- Explicação dos diferentes passos a seguir na aplicação prática da MTP no dia a dia, nas salas de atividades.
Bruno Leite
Módulo 1:
- entender o porquê da utilização da MTP como uma ferramenta/metodologia no âmbito dos modelos pedagógicos de educação de infância.
- perceber como as aprendizagens das diferentes áreas do conhecimento apresentam e mostram melhores resultados quando devidamente integradas e articuladas em contraponto com a aprendizagem isolada das mesmas.
- refletir como a MTP tem uma capacidade agregadora do grupo, quer a nível social quer a nível emocional.
- potencializar a MTP como um facilitador do envolvimento das famílias na vida escolar dos seus educandos.
Módulo 2:
- dar a conhecer as diferentes etapas a desenvolver, com apresentação de vários projetos desenvolvidos, a quando a aplicação da MTP.
- contextualizar a aplicação da MTP na rotina diária e nas diferentes práticas.
- proporcionar dinâmicas que possibilitem a futura aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Testemunhos
“Em primeiro lugar gostaria de salientar a pertinência da formação sobre MTP e a clareza do discurso do formador. Para mim um dos pontos mais interessantes da formação foi a interligação entre a teoria e a prática, fundamental para compreender alguns dos conceitos abordados. Por fim, agradecer ao formador, o excelente trabalho que desenvolve na educação de infância e pela partilha realizada durante a formação. Neste momento encontro-me num processo de construção do meu “EU” profissional e esta formação contribuiu significativamente para esse caminho.”
“Muito obrigada pelo sábado maravilhoso. Fiquei muito mais rica enquanto educadora de infância e muito mais atualizada nesta metodologia. Já andava há muito tempo para fazer a formação de MTP e a mesma superou as minhas expectativas. Vou participar em mais formações vossas, sem dúvida alguma.”
“Aconselho a formação MTP mesmo a quem já é “entendido na matéria”. Partilhas fantásticas, exemplos excelentes e inspiradores, exemplos de como usar esta ferramenta em creche, teve parte teórica e prática. O formador é bastante divertido, dinâmico e fora da caixa. Muitas dúvidas esclarecidas e fundamentação e material enviado. Valeu a pena fazer mais de 40 km, saí da formação “desenferrujada” das ideias.”
Inscrição
Nota: As incrições na formação com obtenção de acreditação encerram 4 dias antes da realização da mesma. Por isso, neste momento pode proceder à sua inscrição, mas já não será possível obter acreditação.