20 de Janeiro das 10h às 13h  &  25 de Janeiro das 20h às 23h

6 horas

Online - Zoom

35€

Documentar a prática usando Mini-Histórias

Mini-histórias são breves relatos acompanhados de sequência de imagens que abordam questões extremamente necessárias como autonomia, comunicação e o saber-fazer das crianças. As mini-histórias são um poderoso meio para comunicar experiências, a fim de narrar uma criança que atua, aprende através da curiosidade e da relação com o mundo (Fochi, 2015). As mini-histórias configuram-se assim como formas de fazer, ver, ser e narrar o quotidiano das crianças, além de servir à documentação pedagógica, partindo da experiência sensível de aprender com as crianças.

Tal como afirma Fochi (2015) as mini-histórias são uma invenção que preza por uma cultura da infância e que foi inspirada no conceito desenvolvido de David Altimir (2010). Por essa razão, pouco ainda se conhece dessa prática, por ser um conceito relativamente novo, pouco projetado nas práticas pedagógicas e abordado por poucos profissionais.

Comunicar sobre as aprendizagens das crianças e o quotidiano pedagógico através das mini-histórias tem sido uma oportunidade de grandes reflexões e aprendizagens para muitos Educadores de Infância.

No decorrer da formação serão partilhadas, produzidas e analisadas várias Mini-histórias. Essas mini-histórias serão trabalhadas como ferramentas pedagógicas, que possibilitam a reflexão sobre os processos de aprendizagem das crianças e o papel do educador nesse contexto.
Através delas, é possível compreender melhor as necessidades e interesses das crianças, ampliando assim as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Serão desenvolvidos momentos práticos e teóricos para potencializar as aprendizagens.

  • Identificar os itens necessários a ter em conta para produzir mini-histórias.
  • Criar mini-histórias a partir da recolha de registos e documentação do quotidiano na educação de infância.
  • Produzir uma mini-história.
  • Utilizar as mini-histórias como parte da documentação pedagógica.

Nuno Gonçalves

Módulo 1

  • Contexto histórico: A história das Mini-histórias;
    – Inspirações para pensar sobre Mini-histórias;
    – comunicar com mini-histórias com que propósito: A relação entre Documentação Pedagógica e mini-histórias;
  • As mini-histórias como um conceito de narrativa pedagógica;
  • Observar e escutar para comunicar com mini-histórias;
    – Da descrição à interpretação nas mini-histórias;
    – Guias para escrever mini-histórias;
    – Análise de várias mini-histórias

 

Módulo 2

  • Como organizar esteticamente as narrativas fotográficas e textuais?
  • A dimensão formativa e comunicativa das mini-histórias.
  • Produção de Mini-histórias pelos formandos.
  • Partilha e análise de mini-histórias preparadas pelos Formandos.

Inscrição

Subscreva a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades!

.