20 de Janeiro das 10h às 13h & 25 de Janeiro das 20h às 23h
6 horas
Online - Zoom
35€
Mini-histórias são breves relatos acompanhados de sequência de imagens que abordam questões extremamente necessárias como autonomia, comunicação e o saber-fazer das crianças. As mini-histórias são um poderoso meio para comunicar experiências, a fim de narrar uma criança que atua, aprende através da curiosidade e da relação com o mundo (Fochi, 2015). As mini-histórias configuram-se assim como formas de fazer, ver, ser e narrar o quotidiano das crianças, além de servir à documentação pedagógica, partindo da experiência sensível de aprender com as crianças.
Tal como afirma Fochi (2015) as mini-histórias são uma invenção que preza por uma cultura da infância e que foi inspirada no conceito desenvolvido de David Altimir (2010). Por essa razão, pouco ainda se conhece dessa prática, por ser um conceito relativamente novo, pouco projetado nas práticas pedagógicas e abordado por poucos profissionais.
Comunicar sobre as aprendizagens das crianças e o quotidiano pedagógico através das mini-histórias tem sido uma oportunidade de grandes reflexões e aprendizagens para muitos Educadores de Infância.
No decorrer da formação serão partilhadas, produzidas e analisadas várias Mini-histórias. Essas mini-histórias serão trabalhadas como ferramentas pedagógicas, que possibilitam a reflexão sobre os processos de aprendizagem das crianças e o papel do educador nesse contexto.
Através delas, é possível compreender melhor as necessidades e interesses das crianças, ampliando assim as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento. Serão desenvolvidos momentos práticos e teóricos para potencializar as aprendizagens.
- Identificar os itens necessários a ter em conta para produzir mini-histórias.
- Criar mini-histórias a partir da recolha de registos e documentação do quotidiano na educação de infância.
- Produzir uma mini-história.
- Utilizar as mini-histórias como parte da documentação pedagógica.
Nuno Gonçalves
Módulo 1
- Contexto histórico: A história das Mini-histórias;
– Inspirações para pensar sobre Mini-histórias;
– comunicar com mini-histórias com que propósito: A relação entre Documentação Pedagógica e mini-histórias; - As mini-histórias como um conceito de narrativa pedagógica;
- Observar e escutar para comunicar com mini-histórias;
– Da descrição à interpretação nas mini-histórias;
– Guias para escrever mini-histórias;
– Análise de várias mini-histórias
Módulo 2
- Como organizar esteticamente as narrativas fotográficas e textuais?
- A dimensão formativa e comunicativa das mini-histórias.
- Produção de Mini-histórias pelos formandos.
- Partilha e análise de mini-histórias preparadas pelos Formandos.