16 de Novembro de 2024 | 09h00 – 12h00 & 14h00 – 17h00
6 horas
Online - Zoom
55€
Tal como Paulo Freire escreveu: “ninguém educa ninguém, nem tão pouco ninguém se educa a si mesmo: os homens educam-se em comunhão”. Esta é uma perspetiva que podemos também associar ao cargo de coordenador/a pedagógico/a, na medida em que o bom trabalho de um coordenador está dependente do trabalho que vai sendo desenvolvido com a equipa educativa. Mas o trabalho que é desenvolvido está dependente do tipo de relação, comunicação e, naturalmente, do modelo de liderança que quem coordena, implementa na instituição. Neste sentido, há uma premissa que se pretende defender ao longo desta formação: um coordenador não trabalha apenas para a equipa educativa, um bom coordenador pedagógico trabalha com a equipa educativa.
Assim, tal como Brofenbrenner defendeu com a sua teoria ecológica do desenvolvimento humano, em que os indivíduos são influenciados e, simultaneamente, influenciam os sistemas que integram, também a coordenação pedagógica vai ter uma grande influência naquilo que vai ser feito na instituição. Na maioria das vezes, o trabalho de um/a coordenador/a pedagógico/a poderá definir a qualidade, ou não, das práticas educativas numa instituição. Por muito que cada
educador tenha a sua autonomia curricular, cabe ao coordenador acompanhar e supervisionar as práticas, de modo que a qualidade do trabalho com as crianças não esteja em causa.
- Reconhecer as funções inerentes ao cargo de coordenador/a pedagógica/o;
- Compreender de que forma o modelo de liderança adotado influencia o ambiente na instituição;
- Adotar estratégias promotoras de uma comunicação direta, cuidada e eficaz com a equipa educativa e com as famílias;
- Promover a reflexão sobre as práticas e incentivar a melhoria da qualidade pedagógica na instituição;
- Reconhecer a importância da supervisão e do acompanhamento na transformação educacional;
- Saber identificar as necessidades de formação da sua equipa educativa;
- Estabelecer parcerias com a comunidade.
Marta Botelho
Fábio Gonçalves
Módulo 1: Enquadramento legal
- Normativos legais reguladores da função do/a coordenador/a pedagógico/a;
- Funções do/a coordenador/a pedagógico/a à luz da legislação;
- Documentação obrigatória: Projeto educativo? Projeto Pedagógico? Regulamento interno?
Módulo 2: Modelos de liderança
- Lideranças ativas vs lideranças passivas; Lideranças democráticas vs lideranças impositivas;
- Que tipo de liderança implementar?
- Comunicação e relação com a equipa educativa;
- Reuniões de equipa: como, quando e para quê?
Módulo 3: Trabalho com as famílias e comunidade
- Participação das famílias na vida das instituições: como incentivar?
- A importância da comunidade para os processos educativos;
Módulo 4: Supervisão Pedagógica
- Acompanhamento das práticas educativas: que estratégias para a melhoria da qualidade pedagógica?
- Metodologias de supervisão a implementar em contextos de creche e de jardim de infância;
- Avaliação da equipa educativa;
- O papel do/a coordenador/a no desenvolvimento da profissionalidade docente;
Módulo 5: Formação das equipas
- O papel do/a coordenador/a no diagnóstico de formação;
- Práticas reflexivas
- A importância da formação contínua na melhoria da qualidade das práticas pedagógicas;
- Como diagnosticar necessidades de formação?
- Que formação? Quando? Como? Para quem?
- Formação em contexto: como implementar?
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