5 de Outubro | 09h30 – 12h30 e 14h00 – 17h00
6 horas
Online - Zoom
40€
A construção do ambiente educativo tem influência direta no desenvolvimento e aprendizagem dos (as) bebés/crianças, pelo que assume importância basilar no dia-a-dia das instituições de atendimento à infância. Olhando-o, devemos ver refletido o nosso conceito de criança e de educador. O que nos diz, atualmente, o nosso ambiente?
Atualmente, debatemo-nos também com a frustração que nos chega por via das redes sociais, com ambientes educativos “perfeitos” que na maioria das vezes não se adequam sequer à nossa realidade. Importa, pois, adequar as nossas expectativas à nossa realidade e aos materiais que temos como ponto de partida. A seu tempo, poderemos sempre adquirir novos materiais e transformar o espaço e o ambiente que cresce connosco.
Pretende-se que os formandos sejam capazes, após o término do curso, de reorganizar o ambiente educativo, tornando-o responsivo aos interesses e necessidade de quem nele habita.
- Refletir sobre conceitos chave na educação de infância, quando pensamos o
ambiente educativo e como o definimos. - Debater os conceitos construção vs decoração.
- Refletir sobre a imagem de criança e educador que os espaços nos revelam.
- Compreender a unicidade de cada um dos bebés/crianças e como o ambiente
lhes pode dar resposta em simultâneo. - Compreender que o ambiente educativo é um processo e não um produto
encerrado em si mesmo durante todo um ano letivo. - Compreender que todos os espaços têm limitações e que as podemos tornar
em oportunidades. - Compreender a importância da intencionalidade educativa na construção dos
espaços e ambientes educativos. - Compreender a relação entre ambiente educativo e bem-estar e envolvimento
da criança. - Compreender a relação entre o ambiente educativo e o empenhamento do
adulto.
Ana Rita Barroso
MÓDULO 1: Ambiente educativo: conceitos e desafios
- O que é, afinal, o ambiente educativo? Salas. Espaços comuns. Exterior.
- Quem se assume como co-construtor do ambiente educativo: será um trabalho solitário do educador?
- Bebé/Crianças, direção, equipa educativa, famílias e comunidade: como lhes dar voz?
- Expectativa vs Realidade.
- O que temos no momento como ponto de partida: a importância da adequação das expectativas e gestão da frustração; a sombra das redes sociais.
- Observando os espaços: que imagem de criança e educador nos transmite? que valores?
- Alguns fatores que assumem vital importância quando pensamos os espaços e as relações que o habitarão: sensibilidade; organização; continuidade e flexibilidade.
- O ambiente educativo cresce e modifica-se connosco.
MÓDULO 2: Partilha de práticas – Espaços e Materiais – como tudo acontece no dia-a-dia?
- Ambiente educativo – Creche. Berçário. Creche 1. Creche 2.
- Ambiente educativo – Pré Escolar. Grupo Heterogéneo (3,4 e 5 anos).
- Cestos do tesouro.
- Brincar Heurístico.
- Peças Soltas.
MÓDULO 3: Como se reflete o ambiente educativo:
- No desenvolvimento e aprendizagem do bebé/criança.
- Na garantia de elevados níveis de bem-estar e envolvimento do bebé/criança.
- No nível de empenhamento do Adulto (sensibilidade, estimulação, autonomia).
- Na relação: Criança – Criança; Criança – Adulto; Adulto – Adulto.
Se possuir um cupão de desconto, insira-o na página seguinte, após clicar em “Pagar Inscrição”.
Após a confirmação do pagamento, receberá um e-mail com os próximos passos, incluindo um link para o formulário de inscrição. O preenchimento deste formulário é obrigatório e deve ser realizado individualmente por cada participante.
Inscrições Encerradas