7 de maio | 09h00 – 13h00

4 horas

Online - Zoom

25€

Formação Acreditada

Planear e Avaliar à luz das OCEPE

Em 2021 o Ministério da Educação fez publicar uma brochura  intitulada “Planear e Avaliar na Educação Pré-escolar”, coordenada por Maria João Cardona e que tem entre os seus autores a  principal mentora das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, Isabel Lopes da Silva.

A referida brochura pretende apoiar o trabalho de planificação  e avaliação desenvolvido nos jardins de infância pelos educadores de infância.  Os autores baseiam-se em literatura atual sobre planificação e avaliação, tendo  as OCEPE  e os pressupostos teóricos que lhes servem de referencial, como farol orientador nas reflexões e propostas que apresentam.

É nossa convicção que, para que o documento possa tornar-se efetivamente um apoio à planificação e avaliação realizadas para os educadores de infância, é necessário que o processo de apropriação dos conceitos e ideias, decorrente da leitura realizada,  aconteça através de experiências reflexivas, situadas em contextos de prática pedagógica.

Sabemos que nem sempre os processos reflexivos surgem de forma espontânea através de exercícios individuais, nomeadamente  no que toca ao estabelecer de relações  entre as leituras e as práticas em contexto.  Ao contrário, as oportunidades de pensar sobre os textos com outros profissionais permitem estabelecer pontes com diferentes práticas, apoiando os processos de apropriação de novos conceitos.

Esta formação pretende ser uma oportunidade para pensar em grupo o texto da brochura “Planear e Avaliar na Educação Pré-escolar”.

  • compreender a avaliação e a planificação à luz dos pressupostos expressos na brochura “Planear e Avaliar na Educação Pré-escolar” e nas OCEPE.
  • identificar as relações entre avaliar e planear;
  • identificar procedimentos essenciais no ciclo avaliar-planear;
  • refletir sobre as suas práticas de avaliação e planeamento.

Ofélia Libório

formadora Ofélia Libório

  1. Apresentação da brochura “ Planear e avaliar na Educação Pré-escolar”
  2. Avaliação, desenvolvimento do currículo, da ação educativa e das aprendizagens
  3. Fundamentos das OCEPE e implicações para o planeamento e avaliação
  4. Planear e avaliar – procedimentos, à luz da Brochura “Planear e avaliar na Educação Pré-escolar”
  5. O processo participativo de planeamento e avaliação
  6. Comunicar a avaliação

Inscrição

Nota: As incrições na formação com obtenção de acreditação encerram 4 dias antes da realização da mesma. Por isso, neste momento pode proceder à sua inscrição, mas já não será possível obter acreditação.

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