22 de Março de 2025 das 9h30 – 12h30 e das 13h30 – 16h30
6 horas
Online - Zoom
50€
A brochura “Planear e Avaliar na Educação Pré-Escolar”, elaborada pela Direção-Geral da Educação (DGE), constitui um material de apoio valioso para os educadores de infância no desenvolvimento de práticas pedagógicas de qualidade.
A implementação eficaz do planeamento e da avaliação, na Creche e na Educação Pré-Escolar, exige dos educadores um compromisso contínuo com a formação e o desenvolvimento profissional. Esta formação tem como objetivo principal contribuir para a reflexão pedagógica, assente em quadros de referência como as Orientações Pedagógicas para Creche (OPC) e as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE).
É fundamental que os educadores estejam familiarizados com os fundamentos e princípios da pedagogia para a infância, que sustentam o planeamento e a avaliação, e que dominem as habilidades necessárias para implementá-los nas suas práticas pedagógicas.
- Refletir sobre as conceções e valores subjacentes às finalidades da prática pedagógica;
-
Reconhecer os fundamentos e princípios da pedagogia para a infância que orientam o planeamento e a avaliação na Creche e na Educação Pré-Escolar;
-
Refletir sobre o ciclo interativo – observar, planear, agir, avaliar – apoiado em diferentes formas de registo e de documentação;
-
Entender o papel do educador no apoio à participação no planeamento e avaliação dos diferentes intervenientes diretamente envolvidos no processo educativo: crianças, pais/ famílias, outros profissionais.
Teresa Gonçalves
Módulo 2: Observar, Registar e Documentar para Planear e Avaliar.
Se possuir um cupão de desconto, insira-o na página seguinte, após clicar em “Pagar Inscrição”.
Após a confirmação do pagamento, receberá um e-mail com os próximos passos, incluindo um link para o formulário de inscrição. O preenchimento deste formulário é obrigatório e deve ser realizado individualmente por cada participante.
Inscreva-se Agora