17 de Junho de 2023 | 09h00 – 12h00 & 14h00 – 17h00

6 horas

Online - Zoom

40€

Formação Acreditada pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria

Porquê e Como trabalhar por projetos em EPE

Uma aprendizagem centrada nos interesses e necessidades das crianças, uma aprendizagem pela ação, uma aprendizagem plural quer a nível disciplinar como a nível cultural, uma aprendizagem onde a partilha e o poder de decisão é repartida por alunos e educadores, devem ser pontos fulcrais de qualquer prática e modelo pedagógico.

A utilização da Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP) como uma ferramenta, integrada em diferentes modelos pedagógicos, proporciona que os pontos acima referidos passem de ideias teóricas a ideias práticas.

A Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP) é uma ferramenta que permite ir ao encontro da criança, torná-la agente ativo da sua aprendizagem, torná-la crítica desencadeando pensamento e reflexão.

Ao utilizar esta metodologia o educador é levado a descentrar-se dos pré-conceitos, das suas crenças e verdades absolutas. Em contrapartida foca-se e envolve-se nas reais necessidades e interesses do seu grupo de crianças, utilizando verdadeiramente uma pedagogia de escuta ativa, e atuando com significado na zona de desenvolvimento proximal de cada criança.

Mais que uma teoria, a MTP é uma prática com significado é significativa!

  • Entender o porquê da utilização do Trabalho de Projeto como uma ferramenta/metodologia no âmbito dos modelos pedagógicos de educação de infância.
  • Perceber como as aprendizagens das diferentes áreas do conhecimento apresentam e mostram melhores resultados quando devidamente integradas e articuladas em contraponto com a aprendizagem isolada das mesmas.
  • Refletir como os Projetos tem uma capacidade agregadora do grupo, quer a nível social quer a nível emocional.
  • Potencializar o trabalho por projetos como um facilitador do envolvimento das famílias na vida escolar dos seus educandos.
  • Dar a conhecer as diferentes etapas a desenvolver, com apresentação de vários projetos desenvolvidos, a quando a aplicação da MTP.
  • Contextualizar a aplicação do trabalho por projeto na rotina diária e nas diferentes práticas.
  • Proporcionar dinâmicas que possibilitem a futura aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Bruno Leite

Módulo 1 – Áreas multidisciplinares integradas – centrado numa contextualização teórica sobre a metodologia e os diferentes benefícios da aplicação da mesma;
Reforçar a importância de se trabalhar as diferentes áreas do conhecimento de forma integrada.

Módulo 2– Da teoria para a prática – incide na explicação dos diferentes passos a seguir na aplicação prática da MTP no dia-a-dia, nas salas de atividades; apresentação de diferentes projetos realizados na prática em jardim-de-infância.

Inscrição

Nota: As incrições na formação com obtenção de acreditação encerram 4 dias antes da realização da mesma. Por isso, neste momento pode proceder à sua inscrição, mas já não será possível obter acreditação.

Subscreva a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades!

.