30 Outubro e 2 Novembro, 20h30 – 22h30 e 4 Novembro, 9h30 – 12h30 & 14h00 – 17h00
10 horas
Online - Zoom
40€
Nos últimos anos e com a investigação que tem sido realizada, as evidências dizem-nos que é urgente deixar de pensar a Creche como espaço de “tomar conta” de crianças para passar a ser um espaço de participação, direitos e voz das crianças. Nesta formação pretende-se refletir sobre as representações de criança e infância que temos e partir do pressuposto que bebés e crianças pequenas são atores sociais com agência e participação, compreendendo o papel dos educadores de infância na prática pedagógica em Creche e caracterizar práticas promotoras de cidadania infantil.
- Conhecer e desenvolver práticas de qualidade em creche;
- Organizar ambientes promotores da participação das crianças pequenas;
- Reconhecer a importância do papel da família e da comunidade nas práticas de creche;
- Identificar pontos de partida para planeamento em creche;
- Desenvolver projetos em Creche;
- Compreender a importância do brincar na Creche.
Marta Botelho
Módulo 1. A creche como um espaço de direitos: Princípios educativos em creche. A função da revitalização da creche.
Módulo 2. Organização do quotidiano educativo: organização do espaço e tempo em creche.
Módulo 3. Parcerias e trabalho de equipa: relação família-creche, trabalho de equipa e relação com a comunidade.
Módulo 4. Planear e avaliar em Creche: Pontos de partida e avaliação.
Módulo 6. O lugar do brincar na Creche: A importância e o papel do brincar no quotidiano da creche