16 de Outubro | 20h30 – 22h30
2 horas
Online - Zoom
17,5€
A Organização Mundial de Saúde (OMS, 1998) surge com a definição de Educação para a Saúde como sendo “qualquer combinação de experiências de aprendizagem que tenham por objetivo ajudar os indivíduos e as comunidades a melhorar a sua saúde, através do aumento dos conhecimentos ou influenciando as suas atitudes”. Esta definição pretende contribuir para a operacionalização do conceito de Promoção da Saúde definido na Carta de Ottawa (1986), como “o processo que visa aumentar a capacidade dos indivíduos e das comunidades para controlarem a sua saúde, no sentido de a melhorar”.
Uma escola que se preocupe com a Promoção de Saúde é um espaço em que todos os membros da comunidade escolar trabalham, em conjunto, para proporcionar aos alunos, professores e funcionários, experiências e estruturas integradas e positivas que promovam e protejam a saúde. A educação e saúde são determinantes para aumentar a literacia em saúde, facilitadora da tomada de decisão em saúde, pelas crianças e adolescentes.
Neste sentido, o principal objetivo desta formação passa por promover a literacia em saúde, assim como promover atitudes e valores que suportem comportamentos de prevenção face a problemas emergentes que possam condicionar a vida e o bem-estar das crianças. Quando uma pessoa se encontra em isco de vida, a ação rápida de quem presencia o acontecimento é fundamental.
O Suporte Básico de Vida (SBV) é um conjunto de procedimentos que tem como objetivo a recuperação da vida de uma vítima em paragem cardiorrespiratória (PCR), até à chegada de ajuda especializada (SNS, 2023). A aplicação imediata de SBV aumenta substancialmente a probabilidade de sobrevivência da vítima quando iniciado nos primeiros minutos após paragem cardíaca.
Por ser um espaço com um grande número de crianças, o ambiente escolar torna-se um local propício a acidentes. Os professores/educadores serão os primeiros a prestar os seus cuidados até à chegada de uma equipa de profissionais, sendo essencial terem noções básicas de primeiros socorros, assim como do SBV e desobstrução da via aérea.
-
Identificar as principais causas de paragem cardiorrespiratória em idade pediátrica, de modo a adequar intervenções
- Enunciar elos da cadeia de sobrevivência, a fim de esquematizar a atuação
- Descrever o algoritmo de SBV Pediátrico
-
Aplicar técnica de SBV, através da execução da técnica de insuflação e compressão eficazes, considerando as especificidades das diferentes faixas etárias
-
Demonstrar técnica de Posição Lateral de Segurança (PLS), evidenciando a sua importância
-
Nomear causas de Obstrução da Via Aérea (OVA), de modo a reconhecer eventuais situações de obstrução
-
Executar pancadas interescapulares, compressões torácicas e manobra de Heimlich de forma eficaz, considerando a resolução de uma OVA
-
Demonstrar/Resumir a técnica de SBV, através da execução da técnica de insuflação e compressão eficazes, considerando as especificidades das diferentes faixas etárias
Alexandra Sousa & Ana Dias
MÓDULO 1: SBV Pediátrico
- Definição idade pediátrica
-
Principais causas de paragem cardiorrespiratória
- Cadeia de sobrevivência
- SBV Pediatria:
- Sequência ABC;
- Técnicas de insuflação;
- Técnicas de compressão torácica;
- Posição de recuperação.
MÓDULO 2: OBV (Obstrução da Via Aérea)
- Abordagem à OVA:
-
Causas e reconhecimento; Tosse; Pancadas interescapulares; Compressões torácicas; Compressões abdominais.
- Manobra de Heimlich;
- Posição de Recuperação;
- Abordagem à OVA em vítima inconsciente:
Se possuir um cupão de desconto, insira-o na página seguinte, após clicar em “Pagar Inscrição”.
Após a confirmação do pagamento, receberá um e-mail com os próximos passos, incluindo um link para o formulário de inscrição. O preenchimento deste formulário é obrigatório e deve ser realizado individualmente por cada participante.
Inscrições Encerradas