16 de Outubro | 20h30 – 22h30

2 horas

Online - Zoom

17,5€

Suporte Básico de Vida Pediátrico

A Organização Mundial de Saúde (OMS, 1998) surge com a definição de Educação para a Saúde como sendo “qualquer combinação de experiências de aprendizagem que tenham por objetivo ajudar os indivíduos e as comunidades a melhorar a sua saúde, através do aumento dos conhecimentos ou influenciando as suas atitudes”. Esta definição pretende contribuir para a operacionalização do conceito de Promoção da Saúde definido na Carta de Ottawa (1986), como “o processo que visa aumentar a capacidade dos indivíduos e das comunidades para controlarem a sua saúde, no sentido de a melhorar”.

Uma escola que se preocupe com a Promoção de Saúde é um espaço em que todos os membros da comunidade escolar trabalham, em conjunto, para proporcionar aos alunos, professores e funcionários, experiências e estruturas integradas e positivas que promovam e protejam a saúde. A educação e saúde são determinantes para aumentar a literacia em saúde, facilitadora da tomada de decisão em saúde, pelas crianças e adolescentes.

Neste sentido, o principal objetivo desta formação passa por promover a literacia em saúde, assim como promover atitudes e valores que suportem comportamentos de prevenção face a problemas emergentes que possam condicionar a vida e o bem-estar das crianças. Quando uma pessoa se encontra em  isco de vida, a ação rápida de quem presencia o acontecimento é fundamental.

O Suporte Básico de Vida (SBV) é um conjunto de procedimentos que tem como objetivo a recuperação da vida de uma vítima em paragem cardiorrespiratória (PCR), até à chegada de ajuda especializada (SNS, 2023). A aplicação imediata de SBV aumenta substancialmente a probabilidade de sobrevivência da vítima quando iniciado nos primeiros minutos após paragem cardíaca.

Por ser um espaço com um grande número de crianças, o ambiente escolar torna-se um local propício a acidentes. Os professores/educadores serão os primeiros a prestar os seus cuidados até à chegada de uma equipa de profissionais, sendo essencial terem noções básicas de primeiros socorros, assim como do SBV e desobstrução da via aérea.

  • Identificar as principais causas de paragem cardiorrespiratória em idade pediátrica, de modo a adequar intervenções
  • Enunciar elos da cadeia de sobrevivência, a fim de esquematizar a atuação
  • Descrever o algoritmo de SBV Pediátrico
  • Aplicar técnica de SBV, através da execução da técnica de insuflação e compressão eficazes, considerando as especificidades das diferentes faixas etárias
  • Demonstrar técnica de Posição Lateral de Segurança (PLS), evidenciando a sua  importância
  • Nomear causas de Obstrução da Via Aérea (OVA), de modo a reconhecer eventuais situações de obstrução
  • Executar pancadas interescapulares, compressões torácicas e manobra de Heimlich de forma eficaz, considerando a resolução de uma OVA
  • Demonstrar/Resumir a técnica de SBV, através da execução da técnica de insuflação e compressão eficazes, considerando as especificidades das diferentes faixas etárias

Alexandra Sousa & Ana Dias

MÓDULO 1: SBV Pediátrico

  • Definição idade pediátrica
  • Principais causas de paragem cardiorrespiratória
  • Cadeia de sobrevivência
  • SBV Pediatria:
    • Sequência ABC;
    • Técnicas de insuflação; 
    • Técnicas de compressão torácica;
    • Posição de recuperação. 

MÓDULO 2: OBV (Obstrução da Via Aérea)

  • Abordagem à OVA:
  • Causas e reconhecimento; Tosse; Pancadas interescapulares; Compressões torácicas; Compressões abdominais. 
  • Manobra de Heimlich; 
  • Posição de Recuperação; 
  • Abordagem à OVA em vítima inconsciente: 

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