2, 3, 8 e 9 de Janeiro de 2024 | 20h30 – 22h30
8 Horas
Online - Zoom
40€
O desenvolvimento de noções matemáticas inicia-se muito precocemente, e é por isso fundamental que a educação pré-escolar dê continuidade a aprendizagens matemáticas contextualizadas e significativas, promovendo nas crianças, a curiosidade e o desejo de aprender mais.
Nesta oficina de formação temos como objetivo refletir sobre a matemática nos primeiros anos das crianças e antes do ensino formal, compreendendo o papel da educação pré-escolar e do educador de infância na emergência e aprendizagem da matemática.
- Identificar contextos de aprendizagem;
- Representar e promover a comunicação do pensamento matemático;
- Identificar e criar atividades de promoção da aprendizagem da matemática;
- Compreender e utilizar diferentes conceitos matemáticos no quotidiano e para a resolução de problemas;
- Promover ambientes promotores de aprendizagem da matemática.
Marta Botelho
Módulo 1. Iniciação à matemática no Pré-escolar:
Conceções, contextos de aprendizagem e ambientes promotores
Módulo 2. Sentido de número:
– Contagens
– Relações numéricas
Módulo 3. Resolução de problemas e a Emergência das Operações
Módulo 4. Organização e tratamento de dados
Módulo 5. Geometria
– Orientação e Construção
– Formas e Figuras
– Geometria e Medida
– Geometria e Padrões
Módulo 6. A Matemática em toda a parte
Módulo 7. Conclusão da Ação