22 de outubro | 09h00 – 12h00 & 14h00 – 17h00

6 horas

Online - Zoom

40€

Formação Acreditada pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Politécnico de Leiria

Como Trabalhar por Projetos em Educação de Infância

DESTINATÁRIOS:
Coordenares ou diretores pedagógicos; Educadores de infância; Professores de 1º ciclo; Auxiliares de ação educativa.

BREVE ENQUADRAMENTO:
A Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP) é uma ferramenta que permite ir ao encontro da criança, torná-la agente ativo da sua aprendizagem, torná-la crítica desencadeando pensamento e reflexão. Ao utilizar esta metodologia o educador é levado a descentrar-se dos pré-conceitos, das suas crenças e verdades absolutas. Em contrapartida foca-se e envolve-se nas reais necessidades e interesses do seu grupo de crianças, utilizando verdadeiramente uma pedagogia de escuta ativa, e atuando com significado na zona de desenvolvimento proximal de cada criança. Mais que uma teoria, a MTP é uma prática que com significado é significativa!

OBJETIVOS GERAIS:

  • Contextualização teórica sobre a metodologia e os diferentes benefícios da aplicação da mesma;
  • Reforçar a importância de se trabalhar as diferentes áreas do desenvolvimento e conhecimento de forma integrada;
  • Explicação dos diferentes passos a seguir na aplicação prática da MTP no dia a dia, nas salas de atividades.

Bruno Leite

Bruno Leite

Módulo 1:
Áreas multidisciplinares integradas – centrado numa contextualização teórica sobre a metodologia e os diferentes benefícios da aplicação da mesma; reforçar a importância de se trabalhar as diferentes áreas do conhecimento de forma integrada.

  1. entender o porquê da utilização da MTP como uma ferramenta/metodologia no âmbito dos modelos pedagógicos de educação de infância.
  2. perceber como as aprendizagens das diferentes áreas do conhecimento apresentam e mostram melhores resultados quando devidamente integradas e articuladas em contraponto com a aprendizagem isolada das mesmas.
  3. refletir como a MTP tem uma capacidade agregadora do grupo, quer a nível social quer a nível emocional.
  4. potencializar a MTP como um facilitador do envolvimento das famílias na vida escolar dos seus educandos.

 

Módulo 2:
Da teoria para a prática- incide na explicação dos diferentes passos a seguir na aplicação da MTP no dia a dia, na sala de atividades; apresentação de diferentes projetos realizados na prática.

  1. dar a conhecer as diferentes etapas a desenvolver, com apresentação de vários projetos desenvolvidos, a quando a aplicação da MTP.
  2. contextualizar a aplicação da MTP na rotina diária e nas diferentes práticas.
  3. proporcionar dinâmicas que possibilitem a futura aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Testemunhos

 

“Em primeiro lugar gostaria de salientar a pertinência da formação sobre MTP e a clareza do discurso do formador. Para mim um dos pontos mais interessantes da formação foi a interligação entre a teoria e a prática, fundamental para compreender alguns dos conceitos abordados. Por fim, agradecer ao formador, o excelente trabalho que desenvolve na educação de infância e pela partilha realizada durante a formação. Neste momento encontro-me num processo de construção do meu “EU” profissional e esta formação contribuiu significativamente para esse caminho.”

 

“Muito obrigada pelo sábado maravilhoso. Fiquei muito mais rica enquanto educadora de infância e muito mais atualizada nesta metodologia. Já andava há muito tempo para fazer a formação de MTP e a mesma superou as minhas expectativas. Vou participar em mais formações vossas, sem dúvida alguma.”

 

“Aconselho a formação MTP mesmo a quem já é “entendido na matéria”. Partilhas fantásticas, exemplos excelentes e inspiradores, exemplos de como usar esta ferramenta em creche, teve parte teórica e prática. O formador é bastante divertido, dinâmico e fora da caixa. Muitas dúvidas esclarecidas e fundamentação e material enviado. Valeu a pena fazer mais de 40 km, saí da formação “desenferrujada” das ideias.”

Inscrição

Subscreva a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades!

.