Desenvolvemos atividades, formações e consultoria específicas para Escolas.

Conheça a nossa oferta:

Formações de Educação

Consultoria

Oficina de olaria e cerâmica

Oficina de Oshibana

Cubos Pedagógicos

Formações

Temos disponíveis as seguintes formações para escolas:

Metodologia de Trabalho de Projeto

DESTINATÁRIOS:
Coordenares ou diretores pedagógicos; Educadores de infância; Professores de 1º ciclo; Auxiliares de ação educativa.

Nº DE HORAS: 5 horas de formação

BREVE ENQUADRAMENTO:
Uma aprendizagem centrada nos interesses e necessidades das crianças, uma aprendizagem plural quer a nível disciplinar como a nível cultural e social, uma aprendizagem onde a partilha de poder de decisão, repartida por alunos e educadores ou professores devem ser pontos fulcrais de qualquer prática ou modelo pedagógico. A utilização da Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP) como uma ferramenta, integrada em diferentes modelos pedagógicos, proporciona que os pontos acima referidos passem de ideias e conceitos teóricos a práticos.
A MTP de Projeto é uma ferramenta que permite ir ao encontro da criança, torná-la agente ativo da sua aprendizagem, torná-la crítica desencadeando pensamento e reflexão.

OBJETIVOS GERAIS:

  • Contextualização teórica sobre a metodologia e os diferentes benefícios da aplicação da mesma;
  • Reforçar a importância de se trabalhar as diferentes áreas do desenvolvimento e conhecimento de forma integrada;
  • Explicação dos diferentes passos a seguir na aplicação prática da MTP no dia a dia, nas salas de atividades.

MAIS INFORMAÇÕES: Sob consulta

Formação certificada pela DGERT

DGERT

Construção de Portefólio

DESTINATÁRIOS:
Coordenares ou diretores pedagógicos e Educadores de infância;

Nº DE HORAS: 7 horas de formação

BREVE ENQUADRAMENTO:
A documentação pedagógica assume-se uma dimensão crucial da ação pedagógica do educador de infância, possibilitando encontrar novos caminhos e possibilidades para a documentação e avaliação das aprendizagem e desenvolvimento da criança, nomeadamente através da conceção de portefólios individuais e coletivos.
Este curso pretende capacitar os profissionais de educação de infância, que trabalham em contextos de creche e jardim de infância, para o desenvolvimento de práticas inovadoras de documentação pedagógica e de avaliação das aprendizagens, possibilitando-lhes encontrar nos portefólios a ferramenta chave para o desenvolvimento de práticas de qualidade.
Pretende-se que os formandos sejam capazes, após o término do curso, elaborar uma proposta para o desenvolvimento de portefólios individuais e coletivos na educação de infância.

OBJETIVO GERAL:

  • Reconhecer a importância da documentação pedagógica, concebendo uma proposta para a elaboração de portefólios.

MAIS INFORMAÇÕES: Sob consulta

Formação certificada pela DGERT

DGERT

 

Do brincar ao jogar: a importância do lúdico

Nº DE HORAS: 20 horas de formação

DESTINATÁRIOS:
Esta formação destina-se aos profissionais de educação (docentes da Educação Pré-Escolar, do 1º Ciclo do Ensino Básico, assistentes operacionais, técnicos de apoio complementar, auxiliares e animadores) em funções na escola ou em serviços de apoio à escola.

BREVE ENQUADRAMENTO:
Tendo em consideração a abrangência das funções e a natureza da ação do pessoal docente e não docente (docentes, técnicos, animadores, assistentes da ação educativa, etc.) nos estabelecimentos de educação e ensino, a necessidade de desenvolver e atualizar competências para um melhor desempenho e adequação de funções à realidade atual e os benefícios resultantes da valorização pessoal e profissional, torna-se fundamental para o aumento da qualidade do atendimento às crianças e famílias. Organizar formação de continuidade e de atualização, com vista a um adequado desenvolvimento profissional e pessoal dos técnicos não docentes da educação é um desafio/exigência no sentido de desenvolver/construir formas de relação positiva, empenhada, balizada pelo bom senso e pelo sentido de responsabilidade, tendo em atenção a centralidade das suas funções e competências.

OBJETIVO GERAL:

  • Esta formação visa fundamentalmente proporcionar aos profissionais de educação, em funções no âmbito da atividade docente e do apoio à atividade letiva, condições para um desempenho eficaz e criativo junto das crianças, com atitudes educativas que apoiem e tranquilizem as respetivas famílias.

MAIS INFORMAÇÕES: Sob consulta

Formação certificada pela DGERT

DGERT

 

Literatura para a infância

Nº DE HORAS: 12 horas de formação

DESTINATÁRIOS:
Educadores de infância, Professores bibliotecários, Auxiliares de ação educativa, e Animadores socioculturais.

BREVE ENQUADRAMENTO:
A literatura infantil tem, nos dias de hoje, um papel muito importante na vida das crianças. Considera-se responsável pelo desenvolvimento emocional, social e cognitivo daquele que tem a oportunidade de contactar com histórias.

Esta ação de formação tem como função dotar profissionais de educação, de um conhecimento e espírito crítico em relação à literatura para a infância, de modo a reconhecerem literatura adequada. Pretende-se, também, que tenham a oportunidade de adquirir competências e estratégias que apoiem a sua intervenção em contextos educativos, sociais, recreativos, entre outros, descentrando-se do objeto “livro” como recurso na narração de histórias. 

OBJETIVOS GERAIS:

  • Reconhecer a importância da literatura na educação de infância;
  • Refletir acerca de práticas de leitura e narração de contos;
  • Desenvolver estratégias de motivação na criança para a fruição da narração.

MAIS INFORMAÇÕES: Sob consulta

Formação certificada pela DGERT

DGERT

 

Do Pré-escolar para o 1º Ciclo: cuidados e estratégias para uma boa transição

Nº DE HORAS: 25 horas de formação

DESTINATÁRIOS:
Educadores de infância, Professores bibliotecários, Auxiliares de ação educativa, e Animadores socioculturais.

BREVE ENQUADRAMENTO:
Ao entrar nos sistemas organizados de educação e formação, qualquer criança já viveu um processo educativo na família, na comunidade, numa creche ou ama, a que a “escola” dará continuidade. Com diferentes percursos, origens sociais e culturais e com características individuais próprias, as crianças transitam entre sistemas e modelos de ensino/aprendizagem, formais ou informais, sendo que os seus comportamentos, atitudes e dinâmicas de aprendizagem, são variáveis e dificilmente previsíveis. Se assumirmos que qualquer passagem ou ato de transitar implica uma mudança, uma alteração definitiva ou evolutiva ou mesmo um retrocesso no processo de desenvolvimento de qualquer ser, teremos, então, de nos deter na importância de preparar, antecipar e planear o processo de “escolarização” (entendido como uma imersão na instituição e no modelo escolar). Qualquer transição merece uma atenção muito especial por parte do docente e um planeamento cuidado, de acordo com a situação das crianças e dos grupos, tendo em conta que a chamada “adaptação” da criança, ou seja, a sua inserção na instituição e no grupo, exige, sobretudo, que o ambiente educativo se adapte às suas necessidades e características. Será sobre os processos de preparação e planeamento do ambiente educativo que nos deteremos para refletir e partilhar.

OBJETIVO GERAL:

  • Esta formação visa fundamentalmente proporcionar aos profissionais de educação a reflexão e análise na preparação e desenvolvimento de ambientes de aprendizagem específico que promovam um efetivo processo de acomodação educativa ao longo da integração escolar das crianças e famílias.

MAIS INFORMAÇÕES: Sob consulta

Formação certificada pela DGERT

DGERT

 

Desenvolvimento sensorial na 1ª infância

Nº DE HORAS: 12 horas de formação

DESTINATÁRIOS:
Educadores de infância, Professores, Auxiliares de ação educativa e Animadores socioculturais.

BREVE ENQUADRAMENTO:
A Integração sensorial oferece oportunidades para a criança organizar a sua conduta, fornece condições para explorar as suas necessidades e faz com que o sistema nervoso organize os estímulos, produzindo com isso respostas adaptativas adequadas exigidas pelo ambiente, uma vez que as sensações devem ser proporcionadas de forma agradável gerando prazer. Quando isso acontece de forma adequada, ocorre o processo chamado de Integração ou Processamento Sensorial com o objetivo de promover o desenvolvimento do ser humano.

O desenvolvimento infantil e a integração sensorial agem de modo integrados, que segundo Ayres (2005), explica que a criança desenvolve a capacidade de organizar inputs sensoriais inicialmente experimentando sensações, porém sendo incapaz de dar significado a elas. Inputs sensoriais referem-se às funções recetivas: à capacidade para selecionar, adquirir, classificar e integrar as informações, isto é: a sensação, perceção, atenção e concentração.

OBJETIVOS GERAIS:

  • Conhecer o impacto que os diversos sistemas sensoriais têm no desenvolvimento da criança, principalmente na 1ª infância;
  • Desenvolver e abordar os princípios gerais e fundamentais de intervenção sensorial;
  • Capacitar profissionais de ferramentas terapêuticas para desenvolver a Integração Sensorial como uma metodologia de aprendizagem;

MAIS INFORMAÇÕES: Sob consulta

Perturbações do Desenvolvimento Psicomotor, dos 0 aos 6 anos (NEE)

Nº DE HORAS:  10 horas de formação

DESTINATÁRIOS:
Educadores de infância, Professores, Auxiliares de ação educativa e Animadores socioculturais.

BREVE ENQUADRAMENTO:
Formação sobre perturbações do desenvolvimento, na idade dos 0 aos 6 anos, com foco informativo e orientativo, numa abordagem em contexto educativo e com estratégias de intervenção. Estudos de caso.

 

OBJETIVOS GERAIS:

  • Identificar e definir uma perturbação do desenvolvimento em idade precoce;
  • Compreender os subtipos de alterações de desenvolvimento;
  • Orientar no processo de avaliação, orientação e abordagem de intervenção em estratégias diárias.

MAIS INFORMAÇÕES: Sob consulta

Outras formações disponíveis sob consulta

Plano de Consultoria

O plano de consultoria nasce da necessidade de apoiar instituições e/ou profissionais de educação, na implementação de novas ferramentas, ou na consolidação de processos, que visem otimizar as suas práticas pedagógicas.

Depois do levantamento de necessidades, por parte das instituições, o nosso coordenador de projeto, juntamente com os responsáveis institucionais, elaboram um plano de ação a ser implementado.

O papel do consultor é apoiar a implementação das estratégias definidas, e trazer um novo olhar sobre possibilidades de resolução de dificuldades apresentadas durante esse procedimento.

Toda a implementação e desenvolvimento do processo será vivido de forma dinâmica e flexível, sendo desejável ir encontrando eixos de melhoria e de adequação à realidade de cada instituição.

É de salientar que além da existência de um coordenador do plano de consultoria, em determinados momentos, outros formadores da nossa equipa poderão juntar-se ao processo. Assim tentamos garantir e acrescentar valor multidisciplinar a todo o processo.

Oficina de Olaria e Cerâmica

A oficina de oleiro é considerada a mais antiga das indústrias.

A manufatura de objetos do barro e o surgimento de oficinas de oleiro ocorreu no período neolítico, quando os povos ou sociedades iniciaram a confeção de instrumentos mais sofisticados para resolver o problema do armazenamento ou do preparo dos produtos oriundos da produção agro-pastoril, principal característica da revolução neolítica.

Ao criarmos as Oficinas de Olaria e Cerâmica pretendemos unir a Educação, Arte e Património Cultural formando indivíduos mais completos, conscientes e que valorizem esta tradição que tanto deu e continua a dar ao nosso país e ao resto do mundo.

As Oficinas de Olaria e Cerâmica são dinamizadas de forma diferenciadora, pois unem-se várias áreas pedagógicas e criativas, como as histórias, as emoções, as sensações, as novas tecnologias e a sensibilização para a importância da natureza, do meio ambiente e das tradições. Criamos uma envolvência entre o barro e estas áreas, que faz com que os participantes vivam uma experiência única.

As técnicas utilizadas são tradicionais e transversais às Oficinas de Oleiro desenvolvidas em todo o país.

Estas Oficinas têm como principais objetivos:

  • Promover a criatividade e imaginação;
  • Desenvolver a concentração;
  • Desenvolver a motricidade fina;
  • Aprender a modelar barro utilizando utensílios específicos e as várias técnicas
  • Conhecer costumes e tradições através da sua representação em objetos/figuras em barro;
  • Promover a cultura, valorizando o património cultural.​

O programa de atividades para a Comunidade Escolar através das Oficinas de Olaria pretende contribuir para o desenvolvimento das aprendizagens de uma forma lúdica, mas também pedagógica, abordando os conteúdos programáticos dos diferentes anos letivos e pré-escolar, através do contacto com o barro e toda a realidade inerente ao mesmo.

Ao unir a Educação, Arte e Património Cultural pretendemos formar indivíduos mais completos, conscientes e que valorizem esta tradição que tanto deu ao nosso país.

O ano de 2018 foi o “Ano Europeu do Património Cultural”, pelo que consideramos que realizar atividades que promovam a cultura, devidamente fundamentadas e com objetivos específicos é fundamental para a construção da individualidade de cada um.

Para a comunidade escolar temos programas desenhados para:

  • Creche
  • Pré-escolar
  • 1º, 2º e 3º ciclo

Programas

  • O Barro Conta Histórias
  • Vamos Ouvir e Explorar o Barro
  • As Emoções no Barro
  • Roda de Oleiro
  • Com as Mãos no Barro

Oficina de Oshibana

Oshibana é um termo japonês que significa prensar flores, uma técnica que consiste em desidratar e prensar flores transformando-as em obras de arte ou objetos de decoração.

Quem nunca guardou uma flor, de valor sentimental, dentro de um livro?

A base é a prensagem das plantas entre folhas de papel, sob um peso ou pressão.

O sucesso deste processo está, antes de tudo, na paciência de colocar as flores na posição certa de forma que suas pétalas não se estraguem..

A criatividade não tem limites e esta oficina permite explorar toda essa potencialidade, envolvendo a natureza no processo criativo.

  • Aprender a colocar em prática técnicas de prensagem de flores e outros elementos vegetais
  • Conhecer as diferentes técnicas de prensagem numa prensa de madeira

Depois, podemos colá-las e fazer desenhos – seja um quadro, um cartão, ou decorar um objeto.

Pode-se combinar folhas prensadas com flores secas, por exemplo.

Vamos deixar a imaginação voar…
…cores, texturas, cheiros… vão despertar a criatividade de cada um. 

Cubos Pedagógicos

É com um grande entusiasmo que vos apresentamos um projeto inovador, pensado exclusivamente para a valência de creche, dos 0 aos 2 anos! “Os Cubos Pedagógicos”.

Estamos empolgados em apresentar-vos este projeto, porque é um programa cuidadosamente elaborado para estimular o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo dos bebés, durante esse período crucial das suas vidas.

Esta experiência oferece um ambiente seguro e estimulante, projetado para nutrir as habilidades e crescimento dos bebés.

Através de atividades sensoriais envolventes, estímulos motores e interações cuidadosamente planeadas, este programa visa promover não apenas o bem-estar físico, mas também o desenvolvimento cognitivo precoce.

Com a orientação de profissionais especializados e ambientes devidamente pensados e estruturados, para um integral desenvolvimento infantil, as crianças terão a oportunidade de explorar, aprender e desenvolver-se de maneira saudável e emocionante.
Estamos comprometidos em proporcionar momentos significativos que contribuirão para o crescimento global do bebé.

Acreditamos que esta experiência será uma “viagem” enriquecedora para todos os bebés, mas também para os profissionais e pais.

Junte-se a nós nesta emocionante jornada de descoberta e crescimento!

Agende, agora mesmo, a Experiência Sensorial e Cognitiva para Bebés e proporcione a oportunidade de florescer num ambiente especialmente pensado para eles.

Não perca a hipótese de participar desta experiência única!

Todos os meses teremos diferentes temáticas para os nossos Cubos, podendo desta forma repetir a atividade mensalmente, mas sempre com abordagens e experiências sensoriais diferentes.

A atividade decorre apenas no nosso Espaço na Parede, no concelho de Cascais, uma vez que não seria possível transportar todos os materiais necessários para as Escolas, garantindo, desta forma, a eficácia da experiência.

A atividade tem a duração média de 1 hora e já estamos a fazer marcações, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 12h00.

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